Moção Pública de Repúdio ao PL 7081/2010

Quoted post

Carmem Alvarez

#25 Conselho Federal de Psicologia

2012-12-04 18:28

#4: Jason Gomes - Re: Conselho Federal de Psicologia

Sou Psicóloga e tanto o Conselho Federal de Psicologia quanto o Regional não pautam as minhas posições e de vários outros colegas meus.

Honestamente, não consigo entender como vocês dizem que o Conselho de Fonoaudiologia tem que fazer uma consulta pública aos Fonoaudiologos, se o meu conselho, o de Psicologia, a quem eu pago o salário dos representantes com as minhas anuidades, avança como uma máquina do PT, fazendo política partidária e nós, psicologos, não temos o direto a ser consultados também.

Assim como você fez, Jason, vou propor aos meus colegas da Psicologia que façamos uma moção pública para saber quais são os psicologos que concordam com as pautas do Conselho Federal de Psicologia.

Em tempo: o Conselho Federal de Psicologia, meu Conselho, ''banca'' financeiramente eventos contra os transtornos psiquiátricos que a maioria de nós, psicologos clinicos, atendem em consultórios, hospitais, clínicas e ambulatórios.

Respostas

Jason Gomes
O autor desta petição

#28 Re: Conselho Federal de Psicologia

2012-12-04 18:55:29

#25: Carmem Alvarez - Conselho Federal de Psicologia

Olá carmem, veja que a sua última afirmação confirma que não se trata de uma mobilização pela reserva de mercado. Uma vez que o questionamento feito por diversos profissionais e entidades da saúde vai na contramão dessa reserva. Estou falando isso pois há algumas afirmações feitas constantemente - não por vc - de que nossas posições são uma tentativa disso, o que é uma inverdade.

Sobre a forma a posição do CRP é fundamental que você veja se ela está pautada nas resoluções e regulamentações da profissão. A CFFa (fonoaudiologia) tem bancado algumas posições que são questionadas pelas próprias resoluções da categoria e, também, por muitos profissionais. Se a posição do seu conselho estiver pautada nessas resoluções internas, ele está amparado legalmente para se posicionar, por isso não carece de consulta pública.

É importante tomar cuidado também com as afirmações de que algum conselho avança no sentindo de algum partido, muitas vezes essas afirmações são equivocadas, mas não cabe neste espaço, tais questionamentos devem ser feitos junto ao seu órgão de representação. Também é importante notar que o movimento contra a medicalização é bancado por diversas entidades signatárias do fórum, entre elas está o seu conselho. Mas não é ele que encabeça essa discussão, pq ela é fomentada por diversas entidades, profissionais e associações da sociedade.

Este tb não é o espaço para isso, mas há eventos bancados pelos conselhos da sua área sobre os transtornos e diagnósticos do seu campo de atuação, assim como eventos que questionam. Esse debate é fundamental no campo científico e deve ser fomentado pelos órgãos de classe.

O CFFa não tem admitido que há divergencias e tem, em alguns casos, se mobilizado em contradição com as resoluções internas, como a que versa sobre a atuação do fonoaudiólogo na educação. É fundamental que você, primeiro, procure conferir - caso já não tenha feito - se as decisões do seu conselho estão pautadas nass resoluções da sua profissão e caso ele não esteja ai vc deve questionar, isso é importante pq no caso de haver respaldo legal a moção não terá efeito. Antes de nossa moção procuramos questionar nosso conselho, diante de sua postura de ignorar as diferentes abordagens, de ignorar algumas resoluções e de não dar espaço para a discussão assumindo neutralidade é que nos organizamos para essa moção.

Jason Gomes

#36 Re: Conselho Federal de Psicologia

2013-02-22 02:56:09

#25: Carmem Alvarez - Conselho Federal de Psicologia

Olá Carmém,

O seu conselho banca eventos contrários e favoráveis. Acho que não é possível afirmar que seu coselho banca apenas eventos contrários, vemos muitos materiais dos conselhos regionais e federal de psico dos dois lados da moeda, não é verdade?

Ao contrário, o Conselho Federal de Fonoaudiologia não fomenta a discussão, resiste em assumir que existem diferentes abordagens. É papel de um conselho fomentar a discussão, abrir espaço para as diferentes visões sem restringi-las nem cerceá-las.