Moção Pública de Repúdio ao PL 7081/2010

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Jason Gomes
O autor desta petição

#28 Re: Conselho Federal de Psicologia

2012-12-04 18:55

#25: Carmem Alvarez - Conselho Federal de Psicologia

Olá carmem, veja que a sua última afirmação confirma que não se trata de uma mobilização pela reserva de mercado. Uma vez que o questionamento feito por diversos profissionais e entidades da saúde vai na contramão dessa reserva. Estou falando isso pois há algumas afirmações feitas constantemente - não por vc - de que nossas posições são uma tentativa disso, o que é uma inverdade.

Sobre a forma a posição do CRP é fundamental que você veja se ela está pautada nas resoluções e regulamentações da profissão. A CFFa (fonoaudiologia) tem bancado algumas posições que são questionadas pelas próprias resoluções da categoria e, também, por muitos profissionais. Se a posição do seu conselho estiver pautada nessas resoluções internas, ele está amparado legalmente para se posicionar, por isso não carece de consulta pública.

É importante tomar cuidado também com as afirmações de que algum conselho avança no sentindo de algum partido, muitas vezes essas afirmações são equivocadas, mas não cabe neste espaço, tais questionamentos devem ser feitos junto ao seu órgão de representação. Também é importante notar que o movimento contra a medicalização é bancado por diversas entidades signatárias do fórum, entre elas está o seu conselho. Mas não é ele que encabeça essa discussão, pq ela é fomentada por diversas entidades, profissionais e associações da sociedade.

Este tb não é o espaço para isso, mas há eventos bancados pelos conselhos da sua área sobre os transtornos e diagnósticos do seu campo de atuação, assim como eventos que questionam. Esse debate é fundamental no campo científico e deve ser fomentado pelos órgãos de classe.

O CFFa não tem admitido que há divergencias e tem, em alguns casos, se mobilizado em contradição com as resoluções internas, como a que versa sobre a atuação do fonoaudiólogo na educação. É fundamental que você, primeiro, procure conferir - caso já não tenha feito - se as decisões do seu conselho estão pautadas nass resoluções da sua profissão e caso ele não esteja ai vc deve questionar, isso é importante pq no caso de haver respaldo legal a moção não terá efeito. Antes de nossa moção procuramos questionar nosso conselho, diante de sua postura de ignorar as diferentes abordagens, de ignorar algumas resoluções e de não dar espaço para a discussão assumindo neutralidade é que nos organizamos para essa moção.

Cris

#29 Será mesmo necessário ir contra?

2012-12-04 19:17

#17: Jason Gomes - Re: Psicologos no CFF

Entendo a preocupação das pessoas que fizeram o manifesto, porém gostaria de lembrar que já existem outras atividades da área da saúde relacionadas à escola, como por exemplo o Teste de visão. Os professores fazem um teste básico, não entram na área dos oftalmos e encaminham paras as equipes técnicas e para o Médico oftamologista. Portanto, não será função do professor fazer o papel de nenhum outro profissional, com CERTEZA!! Bem como não será NA escola o atendimento necessário. Agora que é provável que abram muitas vagas para os profissionais envolvidos no processo de diagnóstico , isso não me resta dúvidas, pois após aprovado o Projeto de lei em questão, poderemos pressionar pra que sejam constituídas as equipes de diagnóstico.

Por isso peço a atenção as lutas que estamos travando, será que elas estão sendo um passo à frente ou 3 atrás?? Vejo que nós, os profissionais de fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional entre outras... deveriamos nos unir em uma direção única, em prol do crescimento, reconhecimento e valorização de nossas profissões, pois em quanto nos dividimos, os médicos e outros profissionais só crescem devido justamente esta união que nos falta. Daqui a pouco tem profissionais das nossas áreas à favor do ato médico também!! União queridos, luta justa e honesta!! Verdadeiros motivos expostos e coerencia nas causas, por favor!!

Marcia

#30 Re: Re: ESCLARECIMENTO

2012-12-05 09:25

#21: Jason Gomes - Re: ESCLARECIMENTO

Sr. Jason... Vou falar como mãe de 2 portadores de TDAH, não sou da área da Saúde, nem da Educação, mas antecipo que sou a favor do PL 7081.

Você escreveu que o PL cita no artigo 5º: "formação continuada objetivando capacitá-los para a identificação precoce dos sinais relacionados aos transtornos de aprendizagem ou do TDAH" ou seja, haveria a capacitação dos Educadores para que aprendam a reconhecer sinais relacionados aos transtornos de aprendizagem ou do TDAH. Não está dizendo que os Educadores vão diagnosticar seus alunos, eles vão poder reconhecer e indicar a avaliação de um médico especialista, que é quem pode fazer o diagnóstico correto.

Se o Educador não tiver capacitação suficiente para reconhecer e distinguir os sinais relacionados aos transtornos, sempre assumirá a responsabilidade, a frustração e a culpa por não conseguir fazer o aluno evoluir... Ou então culpará os pais. Durante 10 anos escutei que a culpa dos problemas da minha filha era porque eu não sabia estimulá-la.

O Educador bem capacitado deve conhecer diversas estratégias pedagógicas para utilizar com as crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem ou sintomas de desatenção, hiperatividade, impulsividade, dificuldades motoras, etc, mas ao perceber que não está conseguindo resultados, o Educador poderá discutir com Psicólogo ou Fono que poderão oferecer uma terapia adequada e, se necessário, indicar que essa criança passe por uma avaliação com um Médico.

Isso não é diagnóstico, é fornecer ao aluno as melhores estratégias de aprendizagem, mas com um olhar competente para entender até que ponto a responsabilidade é só do Educador e quando poderá dividí-la com o médico e outros profissionais da Saúde.

Você diz que se corre o risco de um Educador concluir que uma criança é portadora de Dislexia apenas por trocar algumas letras durante o início de seu processo de alfabetização e eu ressalto que no referido Projeto de Lei, a Deputada Mara Gabrilli propõe justamente a formação continuada dos Educadores (como descrito acima, no mesmo artigo 5º), ou seja, a melhor capacitação dos professores será benéfica aos portadores e também aos não portadores de transtornos!

No texto do relatório do MEC que você cita, compreendi que os Educadores não podem fugir às suas responsabilidades de ensinar, jogando nas crianças a culpa pela sua falta de didática, por outro lado, para crianças portadoras de certos tipos de transtornos só conseguirá avanço, se houver a integração de esforços entre Escola, Saúde e Família. Mesmo diagnosticada e medicada, os portadores de TDAH precisarão de muita inclusão e acolhimento! Por isso é importante a presença de Psicólogos e Fonoaudiólogos dentro das escolas, para que junto com os Professores, com a medicação (se prescrita pelo Médico) possam estabelecer as estratégias necessárias para o aprendizado de cada aluno.

Vou expor o caso da minha filha, hoje com 16 anos, que é o puro exemplo de como sua vida poderia ter tido muito mais qualidade, se os Professores e profissionais da área da Saúde tivessem mais conhecimentos àquela época.

Pouco antes de completar 3 anos de idade, percebi que havia atraso na fala e procurei uma Fonoaudióloga, com especialização em Psicopedagogia. Consultei à época um famoso Neuropediatra, que talvez por ela ser muito novinha, ou por não conhecer os sintomas de TDAH, não conseguiu diagnosticá-la e recomendou continuar apenas com a terapia fonoaudiológica.

Minha filha fez duas sessões semanais com Fono, dos 3 aos 12 anos (mudei de Fono por 3 vezes pois não via avanços significativos). Na escola não conseguia aprender quase nada, seu vocabulário era muito pobre, apesar de que aprendeu a ler e escrever precocemente, porém, lia muito devagar.

Aos 5 anos foi encaminhada à APAE, onde realizou diversos exames genéticos, endocrinológicos, Ressonância Magnética do cérebro, passou pela Psicóloga e Assistente Social daquela instituição e não descobriram nada! Fez uma Avaliação Neuropsicológica que também nada concluiu, a não ser o óbvio, que ela tinha dificuldade na memória recente. Assim, ela fez mais 2 anos de terapia com Psicóloga (ela se sentia burra pois não conseguia aprender e entrou em depressão), fez 1 ano de Equoterapia (com cavalos), 6 meses de sessões com Psicomotricista e 3 anos com outra Psicopedagoga.

Contratei Professora Particular, formada em Pedagogia, para fazer as lições de casa e tirar suas dúvidas... elas demoravam de 4 a 6 horas por dia para fazer as lições! A Professora Particular precisava ensinar tudo o que foi dado na aula pois ela não assimilava nada na escola e, só então, conseguia fazer as lições. Os Professores da escola falavam que a minha filha era a mais esforçada da classe, aquela que nunca deixava de cumprir suas tarefas mas era a que tinha as menores notas e eles não entendiam o porquê!

Sofreu muito bullying nas escolas que estudou (teve que mudar de escola por 7 vezes), pois depois que entrou em depressão, comia desesperadamente, e engordou muito. As crianças gozavam dela, chamando-a de gorda, burra e também porque não conseguia se expressar direito, riam muito dela. Ela ficava muito nervosa, chorava e acabava batendo nos meninos que gozavam dela, e assim, eles provocavam ainda mais. As escolas não sabiam como lidar com a situação, faziam reunião com os alunos, apertavam as mãos mas tudo recomeçava no dia seguinte e ela não suportava mais ficar e suplicava para mudar de escola.

Foi, finalmente, diagnosticada como portadora de TDAH aos 10 anos, quando começou a tomar Metilfenidato (Ritalina) e ai começou a evoluir... começou a aprender mas ainda carregava muita defasagem e dificuldades. Continuou com a Fono até os 12 anos, pois o enfoque passou a ser o de dar rítmo à leitura para melhor compreensão dos textos (até então ela lia muito devagar e se perdia, se cansava e logo não tinha interesse e continuar a leitura). Passou a fazer Terapia Ramain (tipo de Psicomotricidade fina com enfoque à concentração, atenção, trabalho em grupo, através de jogos, artesanatos, seguir diagramas, etc). Depois passou a fazer Terapia Cognitivo Comportamental e Aulas de Reforço apenas uma vez por semana.

Hoje ela está no 2º ano do Ensino Médio, está numa escola com Sistema Anglo de Ensino, mas que adota uma postura inclusiva. Os professores têm dito que de um ano para cá não precisam mais elaborar provas com perguntas mais objetivas, ela tem feito as mesmas avaliações que seus colegas de classe, sem necessidade de conceder tempo a mais. Ela se sai melhor em Matemática, Física e Química mas ainda tem dificuldades em matérias que precisam memorizar textos muito longos.

Atualmente ela faz também Kung-Fu, Jazz, Teatro, Terapia TCC, Inglês, Aula de Reforço e Avaliação Vocacional e está dando conta de tudo, ainda quis prestar vestibulinho para a ETEC na modalidade de Produção de Audio e Vídeo.

Agora ela tem muita vontade de aprender! Quer fazer curso de Fotografia! Sonha em ser Veterinária ou Produtora de Cinema.

Ela ainda apresenta um pouco de dificuldade na verbalização, parece que ela pensa rápido demais e não consegue estruturar os pensamentos para poder verbalizá-los. Uma Fonoaudióloga disse-me recentemente que poderia ajudá-la na parte de compreensão de textos e verbalização. No início do ano que vem pretendo levá-la para uma avaliação com essa Fonoaudióloga.

Enfim... sou testemunha da importância de um diagnóstico acertado, da prescrição correta da medicação, do acompanhamento de Psicólogas, Fonoaudiólogas, do apoio da Escola, da dedicação da Família e do esforço da criança.

Se os professores tivessem conhecimento naquela época sobre TDAH e me dissessem para procurar um Psiquiatra ou Neurologista especializado nesses transtornos, com certeza, minha filha não teria sofrido durante tantos anos! Não teria tido depressão, não teria sofrido compulsão alimentar (neste ano de 2012 ela emagreceu 12 kg por conta própria, só com a força de vontade em não comer frituras, doces, fast food e refrigerantes). Ela está feliz e a cada dia mais linda!

Na época da minha filha, o TDAH ainda era muito desconhecido inclusive pelos médicos. Nem acredito que indicaram que a levasse à APAE!!!!

Ninguém pede para que Professores, Fonoaudiólogos ou Psicólogos façam diagnóstico! Quem pode fazer diagnóstico de TDAH é o Psiquiatra ou Neurologista. Mas é muito importante que vocês, Fonoaudiólogos, ajudem as crianças a procurar avaliação médica, quando necessária! Repensem sobre essa postura contra o PL 7081... que já conhecem muito sobre Dislexia, se aprofundem também seus conhecimentos em TDAH para ajudar aos portadores de TDAH a buscar o diagnóstico e tratamentos adequados. O que se pretende nesse PL é que todos os profissionais se capacitem e possam ajudar às crianças portadoras de transtornos de aprendizagem, Dislexia ou TDAH.

Não peço por minha filha, pois ela já passou pela pior fase escolar, já está sendo tratada e tem obtido conquistas maravilhosas! Está há 4 anos na mesma escola onde conseguiu fazer amigos e agora convive muito bem! Peço pelas crianças portadoras de TDAH ou Dislexia, que ainda não tiveram a chance de serem diagnosticadas e de receberem o tratamento correto. Elas não precisam sofrer o que a minha filha sofreu... e eu tive condições financeiras e discernimento para oferecer todos esses recursos à minha filha... infelizmente, a maior parte da população não dispõe desses recursos. Entendo que com a aprovação desse PL 7081, esses recursos deverão ser proporcionados pelo Estado.

Releiam esse Projeto de Lei com o coração, sem partidarismo, mas com carinho!

Vitor

#31

2012-12-06 15:34

Não é necessário ser especialista para entender o quão temerária será essa "capacitação" de professores da rede pública para realizar diagnósticos clínicos, ainda mais quando se trata da dislexia, tema extremamente complexo e de difícil comprovação patológica. Como diagnosticar uma dificuldade de aprendizagem em um país onde 75% da população é de analfabetos funcionais? Entendo que para identificar tal dificuldade, seria necessário que a criança primeiramente tivesse acesso à um ensino realmente qualificado. Que tal capacitar os professores antes de julgar os estudantes disléxicos?
xande

#32 Absurdo!!

2012-12-06 16:19

É lamentavel existir pessoas tão ignorantes, mesquinhas e pobre de espirito!!e o pior sem nenhum argumento legal!!Vão estudar mais p/ não virar profissionais mediocres!!!
Khésia

#33 Professor

2012-12-12 12:20

O professor tem como finalidade ensinar, além de não ter gabarito para diagnosticar déficits ou distúrbios de aprendizagem, eles mal dão conta de cumprir seu papel devido aos fatores como número de alunos, falta de recursos, etc, quem dirá de diagnosticar tais alterações!
Iago

#34 Re: Conselho Federal de Psicologia

2012-12-15 03:15

#3: Carmem Alvarez - Conselho Federal de Psicologia

Eles não consultaria porque para eles o que vale é o que eles pensa e não o que o coletivo pensa.

Nunca conheci um só psicólogo que seja contra a incrusão do jeito que o CFP é, não só a isso como a todos os projetos de leis que possa ajuda as pessoas.

 

Dinheiro das mensalidades de vocês psicólogos de todo brasil jogado fora!

Iago

#35 Re: Professor

2012-12-15 03:18

#33: Khésia - Professor

professor que é professor sabera encaminha para tal diagnóstico, todos sabemos que só médicos (e não psicólogos) pode realiza diagnóstico só que se não tive o encaminhamento de um professor nunca o aluno chegara nos consultórios de psicologia, fonoaudiologia... onde se já falta informação para os professores que trabalha com a educação e passaram quatro anos em uma faculdade para tal imagina para as famílias?

Jason Gomes

#36 Re: Conselho Federal de Psicologia

2013-02-22 02:56

#25: Carmem Alvarez - Conselho Federal de Psicologia

Olá Carmém,

O seu conselho banca eventos contrários e favoráveis. Acho que não é possível afirmar que seu coselho banca apenas eventos contrários, vemos muitos materiais dos conselhos regionais e federal de psico dos dois lados da moeda, não é verdade?

Ao contrário, o Conselho Federal de Fonoaudiologia não fomenta a discussão, resiste em assumir que existem diferentes abordagens. É papel de um conselho fomentar a discussão, abrir espaço para as diferentes visões sem restringi-las nem cerceá-las.


Convidado

#37

2013-05-22 00:18

Sou Fonoaudióloga e o conselho NÃO representa minhas idéias, sou contra esse projeto de lei.

Convidado

#38

2013-05-22 22:52

As dificuldades de aprendizagem tem origem no sistema de ensino mais que precário propagado pelo governo brasileiro. É só educar de forma correta que todos os alunos aprenderão!

Convidado

#39 Re: Re: Re: ESCLARECIMENTO

2013-05-22 22:55

Cética

#40 Re: Re: Re: ESCLARECIMENTO

2013-05-22 22:59

#30: Marcia - Re: Re: ESCLARECIMENTO

Dúvido que isto tenha sido escrito por uma mãe de verdade e principalmente que não seja da área de saúde. E o texto é praticamente anônimo.


Convidado

#41

2013-05-24 16:45

Somente após o processo da leitura e escrita estar estabelecido de alguma maneira é que se pode levantar a hipótese de dislexia quando a criança apresenta problemas de aprendizagem nessa área. E somente um fonoaudiólogo é que está capacitado para tal diagnóstico. Um advogado estaria capacitado para realizar uma cirurgia? Um engenheiro poderia advogar perante um juiz? Por que um professor estaria apto para diagnosticar uma criança disléxica?...


Convidado

#42

2014-10-16 02:24

Lamentável que tenhamos esta confusão sobre qual é a função do professor... nossos representantes estão perdidos ou tendenciosos. Lutemos pelo fortalecimento de todas as classes e não por sua divisão. Lutemos pelo direito de ser diferentes e não para sermos todos iguais... os direitos são iguais e as pessoas diferentes. Todos temos direito a Educação de Qualidade sem qualquer distinção. Vamos então agora formular novas leis para atender todos os outros transtornos, distúrbios, etc? direitos especiais para todos os diferentes ou direitos iguais para todos? Quem ganha com esta confusão?
A função do professor é ensinar!!! ensinar bem à todos, como fazemos isso? constantemente aprendemos e subsequentemente ensinamos, processo que não cessa... perdura! vida de educador... escolhemos isso e assumimos! Se você constatou que seu filho ou qualquer outro não foi atendido nas suas especificidades busque seus direitos (eles já estão definidos). Criar Leis e mais Leis pra agradar os gringos e para iludir as pessoas não está com nada.