Encerramento ao público do TEATRO-ESTÚDIO Ildefonso Valério

Contactar o autor da petição

Este tópico de discussão foi criado automaticamente da petição Encerramento ao público do TEATRO-ESTÚDIO Ildefonso Valério.

Convidada

#26 Re:

2015-03-21 22:59

Atacar outro grupo que recebe mais, mas que esse mais é tão pouco que mal dá para sobreviver não é fazer cultura, é matar a cultura. É ser mesquinho, medíocre e invejoso. É ter ódio. Quem é movido pelo ódio não merece fazer parte da cultura. Uma coisa é reclamar mais porque se precisa, outra é enxovalhar publicamente outra estrutura artística. Porque neste país, todos os que trabalham em teatro precisam de apoio. Estão todos asfixiados, mesmo os que recebem mais. Por isso, este ataque público à Inestética é baixo, do mais nojento que já vi. Quem faz isto ao teatro, aos colegas e às artes não merece respeito. Logo, de facto, a cultura não é para todos, é para quem a respeita. Ainda bem que existe um projecto como a Inestética, rigoroso, audaz e arejado. Espero que dure muitos anos, com a mesma garra de sempre. E com uma enorme honestidade moral e artística. Tem sido um enorme privilégio ver as coisas que vêm ao Sobralinho. A forma calorosa com que o público é recebido, o cuidado com que tudo é feito. O empenho e o rigor com que trabalham são inquestionáveis. Aplaudo de pé e desejo tudo de bom! Assim como desejo a todos os outros agentes culturais que contribuem para a nossa cultura de forma digna.


Convidado

#27

2015-03-24 14:38

O apoio ao teatro do concelho

O autor desta petição

#28 Re: Re:

2015-03-24 19:27

#26: Convidada - Re:  

  A actual Direcção do Grupo de Teatro Cegada tem referido e sublinhado publicamente diversas vezes que não está em situação alguma contra os Inestética, o seu percurso ou opções artísticas.

O Grupo de Teatro Cegada nunca afirmou em momento algum que a subvenção aos Inestética deva ser reduzia em prol de outra ou outras estruturas, mas sim que o valor total e respectiva distribuição dos dinheiros públicos atribuídos à criação teatral de serviço publico no Concelho, mencionados nas rubricas do Orçamento Municipal, devem ser revistos, devem ser criados critérios e regulamentos claros, que permitam o acompanhamento da real actividade e crescimento de cada estrutura artística, em função de cada projecto ou plano de actividades apresentado.

Os valores das rubricas "Inestética" e "Grupos de Teatro" mencionados no Orçamento Municipal, são da inteira responsabilidade dos representantes políticos democraticamente eleitos, como tal o Grupo de Teatro Cegada refuta toda e qualquer acusação por utilizar os nomes ou designações escolhidas e votadas em Assembleia Municipal.

O projecto que os Inestética desenvolvem no Palácio do Sobralinho confere-lhes indiscutivelmente a tranquilidade e o merecimento da continuidade das responsabilidades culturais que lhes têm sido atribuídas.


Convidado

#29

2015-03-27 07:42

Porque o sol, quando nasce, nem sempre é para todos...

Convidado

#30

2015-03-27 09:21

O Teatro-Estúdio Ildefonso Valério não pode encerrar! Este Teatro tem feito um trabalho notável! Reinventa-se todos os dias com um nada, com o impossível porque acredita, acredita no poder da cultura. É a cultura que sustenta o progresso. Só mentes compostas, lúcidas

Convidado

#31

2015-03-27 09:25


Convidado

#32

2015-03-27 10:24

Viva o Teatro! Teatro para todos! Haja visão e transparência por parte da Autarquia. Investe-se pouco e desinveste-se muito. Haja trsnsparência nos concursos. Ninguém pretende tirar nada a ninguém. Toda e qualquer entidade aqui referenciada serve apenas de base comparativa. Há que trabalhar em rede. O teatro é de todos ou só de alguns? É para todos ou só para alguns? Trabalhemos em rede, em conjunto e juntos, lutemos por aquilo em que acreditemos por um projecto comum, no poder do teatro de transformar e alimentar mentes, espíritos saudáveis.

Convidado

#33

2015-03-27 16:46

Justiça e cultura. Equidade e anti-clientelismo. Perda e empobrecimento. Suburbanidade e deserto cultural.
Noudar

#34

2015-03-27 19:20

É de lamentar esta posição por parte do municipio, se há poucas verbas para a cultura, então devem ser criteriosamente atribuidas e de forma a contemplarem diversas entidades e despesas.


Convidado

#35

2015-03-31 19:30

O viver em Alverca e não temos nada , O cinema acabou até em Vila Franca ...O que há com fartura são impermercados...Uma cidade com tantos habitantes só tem cimento e pouco mais..Qualquer dia será a S.R.F.

O autor desta petição

#36

2015-04-08 18:00

CARTA ABERTA A TODOS OS VEREADORES
do Município de Vila Franca de Xira

Exmos Senhores Vereadores de todas as forças politicas.

Após o fracasso da reunião entre a Direcção do Grupo de Teatro Cegada e os responsáveis do executivo Municipal, no passado dia 30 de Março, na qual foi afirmado que "...se o Grupo de Teatro Cegada cresceu, se desenvolveu formação de novos públicos e uma programação regular no TEATRO-ESTÚDIO Ildefonso Valério, isso não é responsabilidade da Autarquia”, demonstrando uma clara desresponsabilização política para com toda a acção cultural desenvolvida no concelho, torna-se claro que neste contexto, só as forças politicas da oposição, utilizando as ferramentas democráticas ao seu dispor, podem alterar o curso da situação.

Ficou claro para o Grupo de Teatro Cegada que não existe o interesse por parte do actual executivo em esclarecer ou regulamentar os actuais critérios de financiamento aos criadores e programadores teatrais, apenas nos foi dito que o projecto dos nossos colegas da Inestética foi apresentado há quinze anos e como tal continua em curso.
Como todos sabemos, ao nível do Governo Central nenhum projecto de nenhuma estrutura artística é apoiado pecuniariamente sem novo concurso publico por um período superior a quatro anos, no que diz respeito ao apoio máximo facultado pelo Estado Português aos criadores e programadores através dos Apoios Quadrianuais da Direcção Geral das Artes - Secretaria de Estado da Cultura - com um tecto máximo actual de 200.000 € por ano, onde é executado um relatório e uma avaliação anual por parte da DGArtes para a boa continuidade do projecto financiado a quatro anos.

Também relativamente à legalização do TEATRO-ESTÚDIO Ildefonso Valério, enquanto sala de espectáculos, nada de concreto foi referido, foi apenas mencionado que se o espaço está cedido, o Grupo de Teatro Cegada deve-o utilizar como entender, mesmo que sem meios financeiros seja obrigado a fazê-lo à margem do enquadramento legal em vigor, como sempre tem acontecido, subentende-se.

É do conhecimento público e da comunicação social que esta matéria será debatida amanhã dia 8 de Abril, em reunião de Câmara, nos Paços do Concelho em Vila Franca de Xira, por todos os Vereadores eleitos por todas as forças politicas, aos quais agora cabe a criação de condições para a desenvolvimento teatral do Concelho que, como se pode comprovar pelas declarações proferidas pelo ilustre Júri na entrega do Prémio Mário Rui Gonçalves, no passado dia 22 de Março, do qual fez parte João Mota, até há pouco tempo Director Artístico do Teatro Nacional D. Maria II, se encontra estagnado.

No culminar desta situação o município anunciou o alargamento do Prémio Mário Rui Gonçalves a companhias da área metropolitana de Lisboa, uma medida que manifestamente não defende a criação teatral no concelho.

Mário Rui Freitas
(Presidente da Direcção)


Convidado

#37

2015-04-09 12:52

A defesa do teatro e da cultura. O reconhecimento da importância do trabalho do Teatro Estúdio Ildefonso Valério

O autor desta petição

#38 Jornal O MIRANTE - 02 de Abril de 2015

2015-04-13 16:46

Jornal O MIRANTE - 02 de Abril de 2015


Convidado

#39 Encerramento do Teatro-Estúdio Ildefonso Valério - Alverca do Ribatejo

2015-05-26 23:37

A injustiça e parcialidade nos valores atribuídos pela Câmara de Vila Franca-de-Xira a este Teatro-Estúdio Ildefonso Valério, que merecia ter o mesmo tratamento de um certo "teatrito"que arrecadou metade do Orçamento , enquanto a outra metade foi distribuída pelos vários Teatros-Estúdio do concelho... Que vergonha e imoralidade!!!!!! Corrupção , influências? não está certo nem correcto. LNFerreira

 


Convidado

#40 Re:

2015-05-27 00:00

 

 


Convidado

#41 Jornal O MIRANTE - 2 de Junho 2016

2016-06-16 18:45

Referente à Reunião de Camara Municípal de Vila Franca de Xira, de 18 de Maio de 2016.