Encerramento ao público do TEATRO-ESTÚDIO Ildefonso Valério

Quoted post

Convidada

#26 Re:

2015-03-21 22:59

Atacar outro grupo que recebe mais, mas que esse mais é tão pouco que mal dá para sobreviver não é fazer cultura, é matar a cultura. É ser mesquinho, medíocre e invejoso. É ter ódio. Quem é movido pelo ódio não merece fazer parte da cultura. Uma coisa é reclamar mais porque se precisa, outra é enxovalhar publicamente outra estrutura artística. Porque neste país, todos os que trabalham em teatro precisam de apoio. Estão todos asfixiados, mesmo os que recebem mais. Por isso, este ataque público à Inestética é baixo, do mais nojento que já vi. Quem faz isto ao teatro, aos colegas e às artes não merece respeito. Logo, de facto, a cultura não é para todos, é para quem a respeita. Ainda bem que existe um projecto como a Inestética, rigoroso, audaz e arejado. Espero que dure muitos anos, com a mesma garra de sempre. E com uma enorme honestidade moral e artística. Tem sido um enorme privilégio ver as coisas que vêm ao Sobralinho. A forma calorosa com que o público é recebido, o cuidado com que tudo é feito. O empenho e o rigor com que trabalham são inquestionáveis. Aplaudo de pé e desejo tudo de bom! Assim como desejo a todos os outros agentes culturais que contribuem para a nossa cultura de forma digna.

Respostas


O autor desta petição

#28 Re: Re:

2015-03-24 19:27:16

#26: Convidada - Re:  

  A actual Direcção do Grupo de Teatro Cegada tem referido e sublinhado publicamente diversas vezes que não está em situação alguma contra os Inestética, o seu percurso ou opções artísticas.

O Grupo de Teatro Cegada nunca afirmou em momento algum que a subvenção aos Inestética deva ser reduzia em prol de outra ou outras estruturas, mas sim que o valor total e respectiva distribuição dos dinheiros públicos atribuídos à criação teatral de serviço publico no Concelho, mencionados nas rubricas do Orçamento Municipal, devem ser revistos, devem ser criados critérios e regulamentos claros, que permitam o acompanhamento da real actividade e crescimento de cada estrutura artística, em função de cada projecto ou plano de actividades apresentado.

Os valores das rubricas "Inestética" e "Grupos de Teatro" mencionados no Orçamento Municipal, são da inteira responsabilidade dos representantes políticos democraticamente eleitos, como tal o Grupo de Teatro Cegada refuta toda e qualquer acusação por utilizar os nomes ou designações escolhidas e votadas em Assembleia Municipal.

O projecto que os Inestética desenvolvem no Palácio do Sobralinho confere-lhes indiscutivelmente a tranquilidade e o merecimento da continuidade das responsabilidades culturais que lhes têm sido atribuídas.


Convidado

#31

2015-03-27 09:25:22