Pedido contra a arbitrariedade da AGU quanto ao procur. do Pará

Fabricio Gomes

/ #113 Nota de Apoio ao MPF/PA

2011-12-09 22:46

No que pese lamentar muito que, até agora, o Ministério Público Federal no Pará, com base em mentiras ditas pelos Seguranças da UFPA, esteja insistido em uma Ação Penal contra mim, em decorrência da ocupação da Reitoria da UFPA em 2007.

Venho externar meu apoio a todos os Procuradores Militantes que tem, incansavelmente, lutado contra as mazelas ambientais e sociais trazidas por Belo Monte e demais Projetos aos Povos do Xingu.

Lamento a postura da AGU – Advocacia Geral da União – que, em uma atitude flagrantemente política, busca o afastamento do Douto Procurador Felício Pontes, nos processos que envolvem Belo Monte e São Luiz no Tapajós, com base em argumentos tão mentirosos quanto aqueles que buscam me incriminar por conta das Manifestações Estudantis em 2007 na UFPA.

A meu ver, a postura do MPF / PA em nada fere a segurança jurídica e social e, tampouco, estimula a violência, a propósito, violência é o que o Governo e o Consórcio Norte Energia tem feito com os povos daquela Região que, sequer, foram ouvidos adequadamente em relação ao empreendimento e, hoje, veem ameaçada a qualidade de vida que até então vinham tendo.

De todo modo, a despeito do que se entenda das ações do MPF / PA, em particular, do Sr. Felício Pontes, no que diz respeito às Usinas Hidrelétricas no Pará, uma coisa é certa: Os Povos do Xingu tem que resistir, pois, como dizia Drummond de Andrade, “Os Lírios não nascem das Leis, meu nome é tumulto e se escreve na pedra.”.