Vouguinha Águeda para Aveiro às 18h05m

Exmo Senhor presidente Conselho Administração da CP  

Os cidadãos abaixo identificados vêm por este meio manifestar o seu interesse em que o comboio Nº5118 tenha a sua partida da estação de Macinhata, às 17h46m e consequentemente a sua partida da estação de Águeda  em direção a Aveiro às 18h05m com base nos seguintes argumentos:

  1. Considerando que os comboios da CP e mais concretamente os regionais que circulam na linha do Vouga, denominados carinhosamente por “Vouguinha” existem para servir as populações que utilizam os mesmos quer para deslocações para o trabalho, quer para deslocações para os estudantes prosseguirem os seus estudos quer ainda para deslocações lúdicas pelo simples motivo de quererem viajar apreciando a paisagem.
  2. Assim sendo, devem os horários, por um lado que se adequem ao serviço destas mesmas populações causando-lhes o mínimo de incómodo, e por outro lado também não devem acarretar prejuízos para a CP.
  3. Quer os horários das escolas secundárias (Adolfo Portela e Marques Castilho) quer do ciclo, quer ainda da universidade ESTGA (Escola Superior Tecnologia Gestão de Águeda) terminam as suas unidades letivas depois das 17h30m e por vezes muito próximo das 18h.
  4. Pelo que tanto os alunos, como os funcionários das escolas  (docentes e não docentes) bem como ainda outras pessoas de uma forma geral, tornam a utilizar o “Vouguinha” para ao fim do dia retornarem às suas residências habituais (no sentido Águeda Aveiro) desde a mais perto (Oronhe) até à mais longínqua e terminal que é Aveiro.
  5. A maioria destas pessoas terminam o seu horário “laboral” depois das 17h30m, mas como o comboio que tem o horário mais próximo desta hora (17h30m) é o Nº5116, que sai de Águeda por volta das 17h24m, o que desde logo torna impossível irem neste comboio.
  6. O comboio seguinte, o Nº5118 só parte de Águeda às 18h55m obrigando os seus utentes a ficarem à espera do “Vouguinha”, na estação de Águeda, cerca de 1h, acabando por ser uma hora perdida no nosso precioso tempo que não é aproveitada para nada além da espera pelo comboio.
  7. Como já foi dito no ponto 1) os comboios existem para servir as respetivas populações, no entanto aqui parece acontecer o contrário, já que é o comboio que se serve dos seus utentes obrigando-os a estarem à espera dele demasiado tempo sem que haja qualquer motivo aparente para isso.
  8. A diretiva que no passado limitava a velocidade dos comboios nesta linha a 20Km/hora (entre Águeda e Sernada), neste momento já não se coloca pois a linha está totalmente operacional sem qualquer restrição de velocidade.
  9. O comboio Nº5115 chega à estação de Macinhata às 17h44m, posteriormente o comboio Nº5118 sai da estação de Macinhata às 18h34m, isto é, fica nesta estação retido durante 50min, a fazer o quê?
  10. Como se pode ver basta um pequeno ajuste neste horário para ir ao encontro dos utentes e sem acarretar mais custos para a CP, formula esta, que aliás, já existiu no passado, e era satisfatória para os seus utentes.
  11. Com esta alteração, as pessoas que utilizam este comboio chegariam quase 1 hora mais cedo aos seus destinos.
  12. O cruzamento do comboio Nº5118 com o comboio Nº5117 passaria agora a ser feito na estação de Eixo.

Em síntese aquilo que é pretendido pelos utilizadores do “Vouguinha” e signatários desta petição é a existência de um comboio a sair da estação de Águeda às 18h05m em direção a Aveiro  

 

Águeda, a 29 de Outubro de 2015

Na espectativa de uma resolução rápida do assunto

Atentamente


Manuel Arez Gonçalves    Contactar o autor da petição

Facebook