Morar Em Lisboa - Carta Aberta

Comentários

#1004

vivo em Lisboa há quasi 4 anos.

(Lisboa, 2017-01-19)

#1010

Vivi em Lisboa durante 8 anos na zona de Benfica, até dezembro de 2015, mas com o alargamento da família vi-me obrigado a mudar para fora da cidade de forma a ter uma casa com o conforto e condições necessárias a uma família de 4 pessoas, dado que uma casa similar à que estou atualmente custaria pelo menos o triplo dentro da cidade.

(Lisboa, 2017-01-19)

#1013

Embora não viva em Lisboa, partilho das mesmas preocupações enquanto habitante do Porto, uma vez que podemos identificar também ali, processos idênticos que conduzem ao afastamento (in)voluntário das gentes que a habitam.

(Porto, 2017-01-19)

#1016

Para existir coesão social e uma cidade viva deve existir um numero significativo de habitantes nacionais, incluíndo os já existentes, nos vários bairros de Lisboa.

(Lisboa, 2017-01-19)

#1018

O direito a habitação (digna) é um direito que cada vez mais nos é negado. O facto de alguém com um salário considerado acima da média ainda assim não conseguir pagar por uma casa a menos de 1h de distância de Lisboa, é no mínimo assustador.
Lá fora vende-se a ideia de que em Lisboa a habitação é barata (para os padrões de vida e salários lá fora, claro está), mas esquecem-se de mencionar que por cá os salários não duplicaram como duplicou o valor das casas.
Hoje em dia o mercado imobiliário está em altas e é completamente desnecessário (e perigoso) continuar a oferecer vistos Gold e isenção de impostos a estrangeiros para o dinamizar. Façam-no só para quem quer investir em talento Português e gerar empregos com salários dignos, isso sim, algo que o país precisa!
Não é possível dinamizar a economia se as famílias não tiverem poder de compra, e quando 50% do nosso salário vai para habitação, algo não está a funcionar bem...

(Lisboa, 2017-01-19)

#1019

Recentemente andei à procura de casa e assisti na primeira pessoa a todas estas dificuldades aqui descritas. Principalmente as rendas desmedidas para imóveis que não as justificavam, de todo.

(Lisboa, 2017-01-19)

#1039

Os preços de aluguer de casas em Lisboa estão abusivamente altos.

(Lisboa, 2017-01-19)

#1042

Ridiculo o vencimento por hora em proporção com o valor da renda a pagar!

(Lisboa, 2017-01-19)

#1049

Estou verdadeiramente preocupada com a desertificação de lisboetas que está a ocorrer nos últimos anos na cidade de Lisboa.

(Lisboa, 2017-01-19)

#1052

Já morei em Lisboa e deparei-me com rendas absurdas, lembrem-se que o turismo sem as pessoas locais perde a sua essência

(Caldas da Rainha, 2017-01-19)

#1056

Não há porque da minha assinatura,mas sim porque é que Lisboa se tornou tão caro para viver.

(Lisboa , 2017-01-19)

#1069

Vou morar para fora de Lisboa dentro de 2 meses por ser impossivel pagar uma renda aqui e porque já não posso ver troleys a toda a hora.

(Lisboa, 2017-01-19)

#1070

Eu estou a assinar, porque vivi até aos meus 17 anos na zona do Martim Moniz( Rua do Socorro) e era um apaixonado pela Mouraria e as suas ruelas e becos.

(Macau , 2017-01-19)

#1082

Concordo em absoluto com cada parágrafo.

(Charneca de Caparica, 2017-01-19)

#1086

Tenho uma filha que trabalha e vive em Lisboa.

(Barcelos, 2017-01-19)

#1117

Estou a assinar porque concordo com a petição. É cada vez mais difícil morar em Lisboa. O arrendamento assume preços insustentáveis, bem como a aquisição de habitação própria. Quem nasceu e trabalha em lisboa, vê-se obrigado a procurar casa noutros concelhos, por vezes muito distantes do concelho de lisboa. Com todas as dificuldades e prejuízos para a saúde e bem-estar pessoal, famíliar, profissional e social, que essa obrigação acarreta.

(Lisboa, 2017-01-19)

#1131

Concordo com todas as observações enunciadas na Petição

(Lisboa, 2017-01-19)

#1133

Eu estou a assinar porque custa ver uma cidade como Lisboa com uma população envelhecida, que durante a semana é caótica por ser procurada, essencialmente, por motivos profissionais e por população provinda das periferias/cidades dormitório, e que aos fins-de-semana parece uma cidade fantasma, pelo mesmo motivos já expostos, pelo que na qual só sente um dinamismo graças a turistas? Eu tenho 34 anos e não vislumbro qualquer oportunidade, face aos preços proibitivos, de conseguir uma habitação condigna na nossa cidade das sete colinas! Lamentavelmente...

(Sintra, 2017-01-19)

#1138

Como moradora em Lisboa, apelo à urgência de medidas. Se algo não fôr feito, a gentrificação excessiva «matará» a essência da cidade.

(Lisboa, 2017-01-19)

#1147

Por um futuro sustentável.

(Lisboa, 2017-01-19)

#1149

Como estudante que futuramente irá viver para lisboa, as dificuldades em encontrar uma casa que tenha um preço acessível são cada vez maiores

(Rio maior, 2017-01-19)

#1153

Vivo em lisboa, e começo a ficar seriamente preocupado com o que está acontecer com a cidade...

(Lisboa , 2017-01-19)

#1156

Eu estou a assinar porque sou uma jovem nascida em Lisboa, que quis voltar à cidade quando atingiu a maioridade. No entanto, sinto todas as dificuldades escritas neste texto. Esperando que em breve haja alterações a nível dos preços do arrendamento ou que comece a receber 4x o ordenado que recebo neste momento. Caso contrário a minha vida continua num limbo

(Lisboa , 2017-01-19)

#1157

Sou recém licenciado, trabalho em lisboa e pretendo encontrar residência na cidade para "início de vida" sem ter de dispensar mais de metade do meu salário para tal.

(Lisboa, 2017-01-19)

#1167

Este panorama estende-se nas grandes cidades como outras regioes como o Algarve, aumentando a suburbanidade com a localizaçao periferica da comunidade existente e Nāo se conseguindo cativar e fixar o capital intelectual portugues emigrado nem outros jovens talentos em principio de carreira, capazes de dinamizar a economia de forma mais integrada em vez depo "investimento autistico" presenciado

(Portimao, 2017-01-19)

#1171

Lisboa está-se a tornar uma cidade unicamente turística, perdendo o brilho e o encanto que nacionais e estrangeiros procuram nela. Tem aumentado o desinteresse pelas pessoas e o interesse pelos turistas. Lisboa é linda e com um potencial turístico imenso que pode e deve ser explorado mas tendo sempre em atenção as necessidades da população e o respeito pelos Lisboetas.

(Barreiro, 2017-01-19)

#1172

O preço do arrendamento residencial não se coaduna com o rendimento dos portugueses.

(Lisboa, 2017-01-19)

#1184

Chegou o momento de os responsáveis pela definição das políticas de ordenamento urbano e pela sua aplicação decidirem se querem ou não ter cidade. Ou apenas pequenas disneylândias, de que fundos imobiliários sem rosto beneficiam, por especulação. Nova Iorque, onde impera a chamada lei do mercado, tem medidas como:
- contratos de rendas condicionadas/convencionadas, programas específicos para maiores de 65 anos;
- a acção de gabinetes municipais que gerem o acesso a uma “bolsa” de fogos/imóveis privados, que aí se inscrevem;
- apoio e regulação da promoção cooperativa na compra, arrendamento e acesso à habitação;
- e, não menos importante do que qualquer outra disposição, bem pelo contrário – a imposição de cada promoção/projecto habitacional de luxo/condomínio privado, destinar 20% (vinte por cento das fracções) à habitação a que chamamos a custos controlados, para classe média. Por exemplo.
Beneficiar, em sede fiscal (IMI, por exemplo) o arrendamento a longo prazo, para habitação, em vez de ter as isenções ao serviço da especulação, pode ser outra medida a ter em conta.
Assim como aproveitar bolsas (ainda existentes) da CGD/Fundger, Montepio da PSP, Segurança Social (que alienou tanto do seu património) ou da Santa Casa, para impor racionalidade no mercado, em vez de entregar a sua gestão (ou de as alienar) a fundos de investimento de origem norte-americana ou chinesa (ou por eles sustentados), que conduzem à especulação.
As rendas do mercado livre (que remonta aos anos 80/90) já estavam a ser negociadas muito acima da viabilidade/sustentabilidade de um mercado de arrendamento. Já pagavam os custos das rendas congeladas (desde 1914, em Lisboa e Porto, com actualizações pontuais até 1984; depois indexadas à inflação), os custos da demora da justiça, em despejos, e o privilégio dado à aquisição, pela banca, com os seus contratos de crédito, entre outros factores.
Não se justifica que um imóvel, muitas vezes já amortizado há décadas, tenha um valor mensal de renda que o paga de novo num prazo inferior (muitas vezes bem inferior) ao de um crédito à habitação. A especulação passa a usura.
O mercado não é isto - se há regulação sobre serviços de comunicações, energia, água, saneamento, como não pode haver sobre a habitação?

(Lisboa, 2017-01-19)

#1190

O alojamento aos turistas em casas privadas deve ser vedado. As pessoas não devem poder comprar casa, com dinheiro vindo do estrangeiro, antes de ter residido durante dois anos seguidos em Portugal.

(Lisboa, 2017-01-19)

#1197

Eu estou a assinar porque morar em Lisboa não deve ser um luxo, todos devemos ter o direito e ter a opção de poder escolher continuar a viver em lisboa e se formos "despejados" ou por algum motivo temos que mudar de habitação devemos ter opções de arrendamento no local/bairro onde desejamos ou sempre vivemos. Torna se cada vez mais difícil e inconcebível que com um salário mínimo/médio muito baixo, uma habitação em Lisboa e arredores tenha um arrendamento de uma habitação de luxo.

(lisboa, 2017-01-19)