Por uma alternativa à especulação bancária!

 555 (°) – Por uma alternativa à especulação bancária!

 

 

Nós abaixo-assinados, com opiniões políticas, filosóficas ou religiosas diferentes, identificamos a banca especulativa como um dos mais graves problemas dos tempos actuais

               - A banca especulativa aumenta o desemprego e provoca crises, ao desprezar e impor taxas à economia real, produtiva.

               - A banca especulativa, ao distribuir remunerações indecentes, desvaloriza as outras actividades económicas e cria, por esse facto, desigualdades insuportáveis.

               - A banca especulativa, ao valorizar o enriquecimento imediato, dinamita os valores da harmonia social e dá aos indivíduos a impressão de que a política não serve para nada, e que todos os mercados estão « apodrecidros ».

Recusamos que se diga que o assunto é demasiado complicado para o cidadão comum, quando os responsáveis bancários eles próprios tambem não sabem que fazer, e solicitam a intervenção do Estado.

Pensamos que a sociedade civil tem uma palavra a dizer sobre o assunto. É necessário alterar o comportamento dos bancos e não apenas apagar as dívidas da banca sem contrapartida. 

É necessário enquadrar a ação da banca de três maneiras,

               - não autorisar nenhum novo produto financeiro sem a verificação prévia dos seus efeitos secundários, tal como se faz com um novo medicamento; 

               - acabar com a banca « mista » que especula com os depósitos dos particulares proibir aos bancos de especular, para que eles se concentrem sobre os depósitos e os créditos (ao serviço das empresas produtivas e dos particulares);

                 -reduzir a dimensão dos bancos demasiado grandes, cujo desaparecimento eventual criaria uma catástrofe, e cuja salvação, pelo Estado, provoca a recessão, o endividamento público e o desemprego.

A banca tornar-se-á assim uma actividade essencial e nobre, ao servico dos projetos das famílias, das empresas e das coletividades públicas.

Esta mensagem, difundida em várias línguas, será enviada aos bancos e aos partidos políticos de vários países: não podemos deixar que os bancos se intrometam para lancar os países uns contra os outros!  

Nós, abaixo-assinados, faremos chegar a mensagem aos bancos e aos eleitos das nossas regiões.

 

(°) O nome desta petição – 555 – é uma referência a um romance com o mesmo nome, em acesso livre (www.555jeudirouge.fr) que descreve os estragos da banca especulativa e mostra como pessoas decididas se podem mobilizar e dizer « BASTA ! ».