Por um Botafogo Transparente e Profissional

Venho aqui fazer um abaixo assinado, mas antes vou citar vários pontos, e ao mesmo tempo mudanças que devem ser feitas para que o clube possa andar com as próprias pernas, e possa ter o mesmo apoio que teve de sua torcida durante o período do jejum de 21 anos sem Titulos.

1. Botafogo de Futebol e Regatas de um clube composto de varias modalidades esportivas, entre elas o futebol como carro chefe do clube.

2. Por ser um clube de Futebol Profissional, é inaceitável que ainda existam pessoas ligadas ao Departamento de Futebol e outros departamentos como Financeiro com cargos amadores, isto é cargos não remunerados, é obrigatório que todos os cargos relacionados ao Futebol e ao Departamento Financeiro sejam ocupados por profissionais capacitados, isto é por pessoas formadas em áreas das quais o Clube necessite para que todas as suas funções possam ser realizadas com profissionalismo elevando cada vez mais o Status do clube a nível Nacional e Internacional.

3. Em relação ao Estatuto interno que rege o clube como um todo, é preciso que sejam feitas mudanças imediatamente, o estatuto é do ano de 1976, e desde então nunca foi modernizado, é inaceitável que um clube da Grandeza do Botafogo tenha um Estatuto tão obsoleto.

4. Continuando com a parte do Estatuto atual ele não se adéqua as necessidades do clube e dos sócios que pagam mensalidades e permitem que o clube possa continuar funcionando, alem do que atualmente existe a figura do sócio torcedor a qual ainda não faz parte do obsoleto estatuto, e não existe nada que regulamente a figura do sócio torcedor do Botafogo de Futebol e Regatas.

5. A figura do sócio torcedor é tratada com descaso, por não haver nada que regulamente a sua categoria como torcedor, o projeto acaba não indo para a frente, e seu nome já foi mudado 2 vezes, de Botafogo no Coração para Sou Botafogo, um dos motivos é que ao perceber que ele como sócio torcedor paga uma mensalidade para poder desfrutar dos jogos do clube entre outros benefícios, ele vê que existe a figura do membro de torcida organizada que ganha ingressos do Clube para assistir a todos os jogos, sem pagar por nada enquanto ele luta paga pagar o seu Sócio torcedor em dia e ver alguém ter direito aos mesmos privilégios e benefícios que ele tem e ao mesmo tempo não ter responsabilidade nenhuma.

6. Alem do que, ele não tem a oportunidade de usufruir do patrimônio do clube, assim como é feito no Internacional, onde o Sócio alem de poder assistir aos jogos, ele pode usar todas as dependências do clube, e no processo de adesão ao Sócio torcedor, ele conhece o Presidente do Clube, onde tem uma conversa com ele sobre o programa, e la será falado a respeito dos seus direitos e deveres como sócio do clube.

7. Em relação a parte política do Clube, é preciso ser enxugado o numero de conselheiros do clube, mesmo porque a grande maioria não participa das reuniões, e muitos não tem a menor preocupação com o rumo que o clube irá seguir, apenas falam sim ou não, e depois falam que o Presidente é o culpado pelo aumento da divida do clube e pela forma como o dinheiro tem sido gasto, sendo que eles os conselheiros aprovaram todas essas deciões em Conselho atraves de votação democratica.

8. Em relação aos Conselheiros Vitalícios tidos como benemérito, podemos ver pessoas Ex: José Rolim, Mauro Ney Palmeira, entre outros que quase acabaram com a instituição que conhecemos como Botafogo, ninguém aqui está colocando em pauta o amor que essas pessoas tem pelo clube, e sim a competência que eles tem, o clube precisa de pessoas competentes e influentes, mesmo porque existem muitos Botafoguenses famosos, como ex jogadores, escritores, atores, jornalistas, enfim pessoas que provavelmente seriam muito mais competentes do que esses exemplos citados acima, e que poderiam acrescentar mais do clube.

9. Em relação a transparência para os Sócios e torcedores, é obrigatório que sejam feitas auditorias anuais por empresas sérias e conceituadas, e que estas disponibilizem no Site oficial e em jornais, um balanço com todas as despesas do clube, com os gastos e os lucros obtidos, para que quando todos forem cobrar de seus Dirigentes, possam cobrar sabendo do que se trata, assim as pessoas terão mais confiança nas pessoas que são responsáveis pela administração do clube, e poderão cobrar de forma correta.


10. Em relação ao Contrato com o Shopping, ninguém sabe de nada, nem mesmo os Sócios do Clube, a única coisa que se ouve falar é que o valor pago pelo grupo que administra o Shopping é muito abaixo do valor de mercado. Ex: o Clube Atlético Mineiro assim como o Botafogo tem um Shopping em Belo Horizonte, conhecido como Diamond Mall, e certa vez o Presidente do Clube falou que o lucro que o clube tem, com o que recebe de aluguel da administradora do Shopping, pagava os salários de Diego Sousa, Wanderley Luxemburgo, Rever e Ricardinho, isso gira em torno de 1 milhão de reais ou mais. No caso do Botafogo há quem diga que o clube recebe menos 500 mil reais mensais pelo aluguel do Shopping, e que esse ano em 2011 termina o contrato, e existe a possibilidade de renovar e pedir muito mais, visto que hoje em dia o shopping tem uma visibilidade muito maior. Cabe a atual Diretoria saber negociar um valor bem maior para que o clube possa começar a lucrar com o aluguel do Shopping, e começar a ser mais transparente em relação as transações do clube, assim como foi com o projeto do Mourisco Mar em relação a Churrascaria.

11. Em relação ao Stadium Rio, é preciso que entendam que atualmente é o nosso Futuro, por tanto os acordos que fizermos com os clubes e com empresas para jogos e eventos determinarão se iremos lucrar com o Estádio, ou se trocaremos figurinha, com o Maracanã em obras e o Estádio será o palco dos Jogos Olímpicos, alem de poder ser usado pelas Seleções quando acontecer a Copa, a visibilidade será enorme por tanto a capacidade de o clube fechar negócios poder lucrar muito com Estádio é alta.

12. Em Relação as cotas de TV, o Presidente Mauricio Assumpção declarou que não aceitava receber um valor 40% inferior que o Flamengo, ao invés disso o Clube vai receber um valor inferior ao do Fluminense que não tem Estádio e paga para jogar no Stadium Rio e vai receber 56 milhões, enquanto isso o clube atual proprietário do Stadium Rio vai receber 50 milhões, em relação a Meta estabelecida pelo Presidente Mauricio Assumpção o clube vai receber um Valor 120% inferior ao do Flamengo.

13. Até um tempo atras eu achava que o Botafogo era o clube do Rio mais bem administrado, não ouvia mais falar de Salarios Atrasados, e soube que o Clube era o unico no Rio que estava no Ato Trabalhista do Ministério do Trabalho, o que impede que as rendas do jogos sejam penhoradas devido a ações trabalhistas, nisso pensei é o clube deve estar acabando com as dividas aos poucos, nisso vejo uma noticia bem recente que fala que o clube fechou o ano passado com um Défict de 80 milhões de Reais, entre eles o adiantamento de 14 milhões de cotas, algo que o Presidente Mauricio Assumpção falou que jamais faria, que tinha a obrigação de deixar o clube para a proxima Presidencia sem ter as receitas adiantadas, não estou criticando o Presidente, mas eu e todos os torcedores queremos saber de onde veio esse déficit, onde esse dinheiro foi gasto, visto que não fomos nem para a Libertadores, esse é um valor muito alto até mesmo para um clube como o São Paulo ou Internacional, para um clube que apenas foi Campeão Carioca, são valores absurdos e a torcida merece uma explicação onde foi gasto esse dinheiro, e com um balanço colocado disponivel no site para que todos possam ter acesso a essas inforamções.

Esses são os motivos de eu não aderir ao Socio Torcedor e muito menos ser Socio Proprietário, enquanto essas mudanças não forem feitas eu e a grande maioria dos torcedores não irá acreditar nos Dirigentes que comandam o Clube.

Não somos contra o Botafogo ou uma pessoa em particular e sim, da forma como o clube vem sendo administrado, queremos que o clube se torne profissional em relação ao Futebol, que só existam pessoas qualificadas e remuneradas para trabalharem como profissionais da Bola, desde o gandula até o Diretor de Futebol, esse ultimo mencionado então deve ser obrigatoriamente alguem com anos de experiencia na area de Gestão Esportiva, mesmo porque o Diretor de Futebol e o Gerente de Futebol são os responsáveis diretos pelas contratações, por tanto se o time não vai bem, e os jogadores não tem o nivel tecnico suficiente para serem jogadores da altura do Botafogo, então o erro foi do Diretor de Futebol e do Gerente de Futebol, que não souberam contratar.

 

Um abraço a todos os que forem assinar essa petição.

 

Saudações Botafoguenses

 


Fernando Martins    Contactar o autor da petição

Assine esta Petição


OU

Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua assinatura. Para se assegurar de que recebe os nossos emails, por favor, adicione o info@peticao24.com à sua lista de contactos ou à lista de remetentes seguros.

Publicidade Paga

Anunciaremos esta petição a 3000 pessoas.

Facebook