PELO FIM DOS ZOOLÓGICOS E AQUÁRIOS

 

Esta petição tem por finalidade demonstrar que a sociedade brasileira não tolera mais a crueldade imposta aos animais usados para o entretenimento humano.

A humanidade evoluiu, nossa sociedade atual é dotada, em regra, de compaixão pelos seres vivos. No processo evolutivo abolimos muitas barbáries que faziam parte da tradição e cultura dos povos. Espetáculos onde se faz do sofrimento a diversão não são mais tolerados por significativa parcela da sociedade.

Animais selvagens, nativos, exóticos ou silvestres, expostos em AQUÁRIOS e ZOOLÓGICOS são retirados da natureza, ou mesmo procriados em cativeiro, para serem explorados por toda a vida como prisioneiros, num confinamento que NUNCA será parecido com seu habitat natural, simplesmente por interesses mercantís, entretenimento de parcela da sociedade e diversão de pessoas que frequentam esses locais, sem ter ideia do sofrimento imposto a estes animais.  

Cabe ainda salientar que alguns animais são confinados ao lado de seus predadores, aumentando o seu desespero. E quanto aos animais polares, ou provenientes de locais com baixas temperaturas, que são mantidos em ambientes áridos, com um clima completamente diferente de seu habitat natural, será que estão felizes?  

Os animais usados para entretenimento, muitas vezes, apresentam movimentos estereotipados, repetitivos e de automutilação. Podem desenvolver distúrbios psicológicos tão graves, que os levam a morte.  

Os argumentos abaixo são frequentemente apresentados pelos defensores dessa exploração, porém facilmente rebatidos:  

Devemos conhecer as espécies para preservar/respeitar - O simples fato de o animal existir já é um pressuposto que justificaria o respeito por ele, além disso, de que adianta preservar uma espécie que perdeu sua alma?  

Devemos estudar o comportamento dos animais - Qualquer pessoa com noções básicas de biologia sabe que o comportamento de animais em cativeiro não é o mesmo que o animal apresentaria no seu meio natural.  

Devemos manter os zoológicos/aquários para a reprodução e para salvar as espécies - A maioria dos animais reproduzidos em cativeiro é reproduzida para esse fim: permanecer em cativeiro.  

Alguns zoológicos/ aquários fazem enriquecimento ambiental - A reabilitação e a devolução da liberdade que lhes foi negada não seria infinitamente melhor do que serem presenteados com uma bola que lhe dificulte conseguir comida ou um bambolê?  

Além disso, pode-se ainda acrescentar que: animais em zoológicos morrem prematuramente e sofrem doenças decorrentes de cuidados e alimentação inadequados e negligência. Estes locais são, em sua grande maioria, instituições públicas financiadas pelos municípios, e são inteiramente dependentes dos interesses políticos da prefeitura, que mudam de acordo com o prefeito em pleito.  

Os animais existem por suas próprias razões, não estão aqui para nos servir. Os zoológicos/ aquários promovem a ideologia de que de que é certo escravizar animais com o "suposto" papel educacional e reforçam nas crianças, também, a ideia de que escravização e confinamento "é normal".  

Pelo exposto, nós repudiamos a continuidade dos ZOOLÓGICOS, AQUÁRIOS, CIRCOS COM ANIMAIS e o uso de qualquer animal para fim de entretenimento, e clamamos pelo criação de SANTUÁRIOS, onde estes animais atualmente explorados possam viver o resto da vida que lhes cabe longe do tormento que lhes impomos. 

BOICOTE LOCAIS QUE EXPLORAM ANIMAIS.  

Saiba mais http://lilianrockenbach.blogspot.com.br/2015/09/se-voce-ama-animais-nao-frequente.html


Lilian Rockenbach    Contactar o autor da petição


OU

O seu endereço de "email" não será publicado no nosso "site". Contudo, o autor da petição terá acesso a toda a informação que fornecer neste formulário.

Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua assinatura. Verifique a sua caixa de entrada (e a pasta de spam)
Facebook