Pela proibição das formas físicas de propaganda eleitoral.

sujeira_eleitoral1.JPG

 Esta petição tem por objetivo mobilizar os cidadãos brasileiros para o combate de um problema antigo e, ao mesmo tempo, de imensa gravidade e relevância: a poluição gerada pela propaganda eleitoral em sua forma física ( "santinhos", bandanas, adesivos etc). Com efeito, todo ano de eleição o mesmo processo se repete: vias públicas sujas, recursos naturais desperdiçados e verba de campanha destinada a um material absolutamente descartavel e nem por isso menos nocivo ao meio ambiente. 

 Segundo dados do TSE, para cada tonelada de papel produzido, são consumidos aproximadamente 20 árvores e 100 mil litros de água. Não bastasse todo este impacto ambiental, o tempo pelo qual este material eleitoral possui utilidade expresa (apenas durante o período de eleições) e a periodicidade com a qual este dano à natureza  se repete (todo ano de eleição, como já afirmado anteriormente) tornam este um gesto ultrajante e mesmo revoltante. De fato, árvores são mortas e o recurso das águas é gasto ( além de tintas, plásticos etc)para acabar sujando as cidades, agravando a problemática da poluição urbana.  Para bem ilustrar esta situação, basta dizer que uma bandana de plástico, utilizada apenas no curto período de tempo do processo eleitoral, leva cerca de 30 a 40 anos para se decompor, além de ser um material com grande potencial para entupir boeiros.

 Aqueles que se submetem ao pleito eleitoral devem ser os primeiros cidadãos a dar o exemplo do que deve ser feito. Em plena era da tecnologia, a propaganda eleitoral pode muito bem se dar pelos meios digitais e de comunicação, o que oferece, inclusive, mais dinamicidade ao processo de divulgação das candidaturas, além de diminuir os gasto com verbas destinadas à propaganda e reduzir significativamente os impactos abientais. Ora, não há nada mais justo do que esperar que aqueles que se propõem a assumir os cargos políticos nacionais tenham desde o primeiro momento da candidatura a consciência da preservação do maior patrimônio da nação brasileira: a nossa riquíssima e exuberante natureza. 


João Vitor Cruz S. Sousa    Contactar o autor da petição

Assine esta Petição


OU

O seu endereço de "email" não será publicado no nosso "site". Contudo, o autor da petição terá acesso a toda a informação que fornecer neste formulário.

Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua assinatura. Para se assegurar de que recebe os nossos emails, por favor, adicione o info@peticao24.com à sua lista de contactos ou à lista de remetentes seguros.
Facebook