Não ao fechamento de 64 anos de história: Salve o Colégio CAASO.

caaso.jpg

As iniciativas em torno do Colégio CAASO começaram no ano de 1956, quando o Centro já possuia um cursinho próprio, onde os alunos do campus ministravam aulas em um dos blocos didáticos da USP.

Fundado definitivamente em 1957, o Colégio se estruturou ao longo dos anos. O seu prédio foi construído em um terreno cedido pela USP e seu curso ficou marcado também pela utilização de material próprio, impresso na antiga gráfica do CAASO. Com o passar do tempo, passou também a oferecer um curso de Ensino Médio, sem fins lucrativos, visando oferecer um ensino de qualidade a preços acessíveis a uma grande parcela da comunidade são-carlense. O cursinho possuia um enfoque maior na preparação para o vestibular, sem deixar de proporcionar espaços de reflexão e abrir mão de preços baixos, mantendo o viés popular para o Colégio.

Além do Ensino Médio e Cursinho, o Colégio CAASO procurava oferecer novas opções para a população de São Carlos e os estudantes do campus. Em 2007, foi criado o Curso de Idiomas CAASO, que passou por uma reformulação geral em 2012 e visa, principalmente, o público universitário. Os cursos se davam abordando os aspectos culturais do aprendizado de um novo idioma. Outro oferecimento eram os Cursos de Extensão.

O Colégio ainda possibilitava que os próprios alunos possam ministrar matérias, cursos ou ajudar como monitores, desde que estivessem aptos e demonstrassem alinhamento com a proposta do Colégio. Em 2015, começou a estrutura o Grupo de Extensão do Colégio CAASO, um grupo que ajudava a diretoria do CAASO na administração do Colégio.

Em 2021, por conta de um acúmulo de dívidas com a União, que se estendiam por mais de 30 anos, o terreno do colégio foi leiloado.

Por conta disso, contamos com a sua colaboração e seu apoio para mantermos essa história viva, impedindo o fechamento dessa instituição que permitiu que diversas pessoas com poucos recursos financeiros tivessem o preparo para ingressar em uma universidade federal ou estadual e as devidas providências para a realocação dos alunos e docentes a um novo local no município.


Ana Luiza Nunes da Silva (aluna)    Contactar o autor da petição

Assine esta Petição

Ao assinar, autorizo que Ana Luiza Nunes da Silva (aluna) entregue a informação que estou a fornecer neste formulário a quem tem poder nesta questão.

O seu endereço de email não será exibido publicamente online.

O seu endereço de email não será exibido publicamente online.







Publicidade Paga

Anunciaremos esta petição a 3000 pessoas.

Saber mais...