Encerramento ao público do TEATRO-ESTÚDIO Ildefonso Valério


O autor desta petição

/ #19 COMUNICADO-Acção profissional da Companhia Grupo de Teatro Cegada

2015-03-16 19:51

O Grupo de Teatro Cegada efectuou em 2012 o processo de profissionalização com a criação de uma Direcção Artística nas suas várias vertentes, ao abrigo dos seus estatutos institucionais, altura em que a Direcção do CEGADA Grupo de Teatro - Associação Cultural Sem Fins Lucrativos, encontrou nesta acção a ferramenta a implementar para promover o crescimento artístico, incrementar a programação do TEATRO-ESTÚDIO Ildefonso Valério e amplificar o alcance da sua acção cultural, que se encontrava já distinto pelo inigualável e histórico percurso no Teatro de Amadores desde 1986.

Esta concretização foi o motor do assinalável crescimento de espectáculos e público por todos hoje reconhecido, com um alcance de total de 14.718 espectadores nos 3 últimos anos.

Desde 2013 o Grupo de Teatro Cegada candidatou-se por três vezes como estrutura profissional, sempre com admissibilidade, aos apoios da DGArtes - Secretaria de Estado da Cultura, facto que o actual executivo Municipal sempre acompanhou não disponibilizando mais do que a verba destinada aos grupos de teatro de amadores, definidos por critérios nunca explicados e dificultando de forma passiva o crescimento da Companhia e a aquisição de outras formas de financiamento.

Em Junho de 2014 a Secretaria de Estado da Cultura, na pessoa do Secretário de Estado Dr. Jorge Barreto Xavier, assinou um despacho que certifica a Companhia Grupo de Teatro Cegada e o seu projecto "Programação Cultural, Criação e Formação Artística no TEATRO-ESTÚDIO Ildefonso Valério" como um projecto de interesse cultural nacional.