Encerramento ao público do TEATRO-ESTÚDIO Ildefonso Valério


Convidado

/ #17 Re:

2015-03-16 00:32

#11: -  

 Em resposta escrita a IRISFM,

O gabinete de comunicação do município esclarece que existem apoios para o teatro de amadores, onde está incluído o Cegada, e para o teatro profissional, o caso da Inestética.
A autarquia vila-franquense adianta ainda que o “Grupo de Teatro Cegada optou, voluntariamente, por, no ano corrente, não se candidatar a apoios financeiros de município, continuando, no entanto a ser apoiado na produção de matérias de divulgação, onde é a entidade de todo o movimento associativo mais apoiada”.
A autarquia acrescenta que “nos últimos 10 anos, apoiou o Cegada com mais de 270.000,00€, incluindo investimento nas instalações e apoio direto ao desenvolvimento da atividade do grupo”.
A Câmara refere também “lamentar” a pretensão do Cegada de encerrar o teatro-estúdio.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira defende que os critérios de atribuição das verbas aos grupos de teatro do concelho foram discutidos com os próprios.
“O regulamento que suporta o apoio a todo o movimento associativo- PAMA, inclui uma área de apoio aos grupos de teatro de amadores, e está a ser aplicada desde 2008”, refere, acrescentando que “os critérios foram discutidos em 2007, durante a construção do PAMA, e revistos em 2011 e 2014, sempre em conjunto com os grupos de teatro, incluindo o Cegada”.
O município comenta assim a petição lançada pelo Cegada – Grupo de Teatro de Alverca sobre a pretensão de encerramento do teatro – Estúdio Ildefonso Valério, a partir de 27 de Março, devido à falta de verbas para manter o espaço aberto ao público mais uma temporada.