Carta de eleitores de Renato Roseno em apoio à Elmano de Freitas

Contactar o autor da petição

Este tópico de discussão foi criado automaticamente da petição Carta de eleitores de Renato Roseno em apoio à Elmano de Freitas.

CRISTINA ROCHA

#1

2012-10-20 23:05

Acho de suma importância que nos posicionemos. Não podemos lavar as mãos e assistir de camarote o desenrolar dos fatos.Precisamos influenciar os fatos. A petição é clara quanto à lógica de nosso posicionamento. Concordo plenamente com tudo que nela está. Aqui, ninguém se rende nem se omite.
Gerardo

#2

2012-10-21 01:22

Na qualidade de elitor de Renato Roseno, desautorizo utilizarem o título de "Carta dos eleitores de Renato ROseno", pois jamais posso concordar com esse absurdo de ceder apoio a um candidato que representa uma GEstão que não respeita servidores, que desmantelou a Prefeitura de Fortaleza e que nem de longe estar identificado com os anseios do conjunto da população de Fortaleza. Portanto, fica aqui registrado o meu repúdio a esse ato impensado e, ainda, sem o menor bom senso, utiliza-se de um título, "Carta dos eleitores de Renato Rocseno", que jamais corresponde com a vontade dos 150 mil eleitores de REnato Roseno.
Guilherme Muchale

#3 Re:

2012-10-21 02:00

#2: Gerardo -

Concordo. Não há representatividade e o termo induz a uma interpretação equivocada da situação. Acho bacana todo ato que facilite o envolvimento maior da sociedade nas eleições, mas acredito que é necessário um pouco de cuidado em relação a isto. Acho, inclusive, que votar no candidato petista possa ser natural para pelo menos 1/3 dos eleitores do Roseno, mas existe uma diferença tão grande em votar no "menos pior" a assinar uma carta de apoio para quem se utilizou das velhas práticas políticas que estamos tão cansados de assistir, e que são responsáveis pelo desinteresse político da maioria da sociedade.

Alexandre

#4 Re:

2012-10-21 06:42

#2: Gerardo -

Acho caro Gerardo que você foi injusto na sua análise pois distorceu o título da mesma. Ela fala em "Carta DE eleitores de Renato Roseno" - portanto, e nisso ela é OBJETIVA: se trata DE eleitores do Roseno Insatisfeitos com o voto nulo...

Felizmente, vivemos em uma democracia e não precisamos de autorização de outros para expor nossa opinião. Elmano, 13 para Prefeito!

Guilherme Muchale

#5 Re: Re:

2012-10-21 07:02

#4: Alexandre - Re:

Ele não distorceu não, aí em cima tá escrito:

Carta dos eleitores de Renato Roseno em apoio à Elmano de Freitas

 

E na barra de endereços da petição também é utilizado "dos".

Alexandre

#6 Re: Re: Re:

2012-10-21 07:21

#5: Guilherme Muchale - Re: Re:

Guilherme, na CARTA LITERAL está escrito DE. Ela é o documento e não o que está aqui nessa Aba.

Obrigado pela dica.

laura

#7 Re:

2012-10-21 07:23

#2: Gerardo -

concordo com vc, gerardo! mais equivocado e completamente desnecessário é usar termos da campanha do renato roseno junto ao do elmano "olho no olho por que nada é ímpossivel de mudar"?!?!?!?! Vamos respeitar pelo menos, gente!

Alexandre

#8 Re: Re:

2012-10-21 07:30

#7: laura - Re:

Laura, os slogans e as frases não são propriedades de ninguém. Se foi algo construido coletivamente, parte desse coletivo se apropriou dela nessa carta. Ainda bem que as palavras e as frases não pertencem à partidos políticos nem a grupos majoritários..elas estão soltas ao vento e quando ditas já não pertencem a quem as disse. São ditas e reditas como os versos de poesias. Imagine se todo o poeta reivindicasse para si a propriedade do que disse?!

Eleitor do RR indignado.

#9 Re:

2012-10-21 08:20

#2: Gerardo -

Não me representa. Desonesto falar "carta DOS eleitores". Absolutamente desonesto e desleal.

Elmano Cláudio

#10 "eleitores do Renato"

2012-10-21 08:27

#8: Alexandre - Re: Re:

Como se explica uma carta que é direcionada para quem votou no Renato no primeiro turno, ter tanta gente que NAO votou no Renato no primeiro turno assinando?

Alexandre

#11 Considerações críticas sobre a Carta

2012-10-21 08:55

Em geral, tenho uma visão bem tolerante em relação a eleições de segundo turno, pois entendo que, ao se traduzir toda uma linha de pensamento no ato de votar em tais condições, a tendência é do empobrecimento da manifestação política. Tendo, por isso, a não polemizar fortemente na defesa, por exemplo, do voto nulo, como o foi na eleição presidencial, em que me abstive de votar (não apoiei Dilma, estando cada vez mais feliz com minha posição). Mas entendo que a "Carta de Eleitores" do Renato Roseno em apoio a Elmano extrapolou em alguns pontos, que me levam a fazer esta crítica.

Logo no início, há um equívoco maniqueísta grave ao se afirmar "as regras são claras: ou se está de um lado, ou se está de outro". A História é repleta de situações que mostram que tal argumento é falso. Em nosso País, com poucos anos de fundado, o Partido dos Trabalhadores, protagonizou uma situação como essa, quando recusou-se a participar do Colégio Eleitoral e apoiar Tancredo Neves e José Sarney contra a chapa encabeçada por Paulo Maluf. Não se rendendo à intensa chantagem política, o PT corretamente seguiu protestando contra a "eleição" indireta, defendendo "Diretas sem medo, sem Maluf nem Tancredo", tendo chegado ao ponto de expulsar deputados que não seguiram essa orientação de boicote ao Colégio Eleitoral. A pecha de "malufistas" que PCdoB et caverta quiseram aplicar ao PT não pegou e este, fazendo então oposição à "Nova República", cresceu mantendo coerência (sim, ele já teve... hoje, Sarney é aliado...).

Em seguida, há uma crítica ao "protofascismo de Moroni compondo algum cargo relativo à segurança pública municipal" que teria tudo para ser legítima, não fosse por um detalhe. A introdução de um "pelotão especial" da Guarda Municipal, especializado em reprimir protestos, configurando uma linha já protofascista, se deu na gestão do PT em nossa capital. O uso de armamento semi-letal tipo taser, idem. Não sou eu que digo, mas, sim, o site da PMF (http://www.fortaleza.ce.gov.br/gmf/pelotao-especial-pe) que afirma ser sua diretriz "manter o controle de manifestações em órgãos públicos municipais, fazer a segurança de autoridades do município, atuar em processos de reintegração de posse". Ainda sobre protofascismo, sugiro que se informem como é o treinamento desse pelotão. Ficarão chocados. Claro, aqui não cabe defesa ao ultra-reacionário Moroni nem a Roberto Cláudio, mas a demonstração de que, lamentavelmente, as propostas do PT não se diferenciam das da direita sequer nesse aspecto. Os professores da Rede Municipal de Ensino sabem do que falo, por sinal.

Também me causou estranheza o tom da nota ao se referir à "aliança do Psol em Macapá com o DEM e a recente declaração de Plínio (PSOL) colocando a candidatura do Serra (PSDB) como melhor que a de Haddad (PT)" como demonstrações da "imperfeição" da ação política. Neste ponto, os companheiros que assinam a nota cometeram uma grave injustiça e precisam primar pela honestidade intelectual. A declaração profundamente infeliz do Plínio foi de pronto rebatida pelo coletivo do PSOL e o próprio Plinio fez questão de rapidamente esclarecer seu posicionamento, assumindo humildemente o erro ("Se eu ouvisse minha mulher, estaria bem melhor de vida. Bem que ela me disse: 'não fale em Serra. Voce vai se dar mal'. Não dei ouvidos e agora está todo mundo falando que vou votar no Serra ou que recomendei o voto nele. Não vou. Embora meu partido, o PSOL, vai liberar o voto de seus filiados, não votarei no Serra. Vou anular meu voto. Ajudem-me a divulgar isto."). No que diz respeito a Macapá, os signatários da Carta sabem que a posição do PSOL-CE é antagônica em relação à tal aliança e que de norte a sul o PSOL reage contrário a ela, posto que ela fere deliberação partidária bem expressa em http://psol50.org.br/blog/2012/07/18/congresso-nacional-do-psol-estabeleceu-a-politica-de-aliancas-do-partido-para-as-eleicoes-de-2012/ que veta alianças com todos os partidos da direita tradicional (mas que, pessoalmente, já considero por demais em aberto). A tentativa de mostrar erros alheios (não cometidos pelo PSOL-CE e sequer pelo PSOL enquanto organismo nacional) ficou estranha, pois deixa a entender que é para justificar o erro que está sendo cometido...

Por fim, lembro que a melhor maneira de "puxar" ou "empurrar" uma eventual gestão Elmano (ou RC) é com a mobilização popular, a luta e a organização da oposição de esquerda, com o que contarão com a ação parlamentar do PSOL nas pessoas dxs companheirxs João Alfredo Telles Melo e Toinha Rocha. O taticismo do apoio crítico provavelmente, ao enfraquecer essa perspectiva, dificultará a gestação dessa necessária alternativa. De qualquer modo, a vida é mais rica do que qualquer previsão, especialmente em política (sim, prever clima é mais fácil...), então, espero contar com a presença dos signatários da carta, juntos conosco, nas lutas e mobilizações (nem que seja para levarmos spray de pimenta juntos...). Saudações!
Misael

#12 Esta carta NÃO é de voto crítico, mas de adesão a lógica da campanha do Elmano

2012-10-21 16:04

Estou lendo esta carta neste momento, e achei estranho logo de inicio encontrar uma parte pouco crítica. Me refiro a:

"E nesse “campo de futebol” chamado democracia ..."

Mas essa eleição é democrática, segundo o conceito de democracia construído e difundido na campanha que Renato Roseno representou ? Segundo o conceito de democracia desenvolvido na "NOSSA" campanha, ela é democrática?

Não cita q esta é a democracia d@s ric@s, muito menos q é a democracia burguesa, ou tece alguma crítica a mesma.

Parece até q é realmente democrática.

E realmente parece q isso não foi um erro sem querer, visto q aparece em outra parte:

"Entretanto, nesse jogo democrático que já comentamos ..."

Outra construção complicada q acabo de observar é a de tentar colocar uma pecha de autoritário no PSOL, em pelo menos essas parte:

" Aos filiados foi vedada a participação em ambas as campanhas."

" ... é um chamado a essa insurgência, a essa desobediência, se necessária, até às ordens do Partido Socialismo e Liberdade, ao qual temos profunda admiração e respeito."

Oras, as pessoas são livres p/ se filiarem ou não, a um partido. Mas quando se resolve entrar em um coletivo, e sabendo quais direitos e deveres q a pessoa passa a ter, apartir de sua escolha LIVRE de adesão a um coletivo partidário, ela passa a ter q ter respeito pelas regras do mesmo.

E a executiva estadual do PSOL não tirou a resolução do nada. A executiva e baseia nas resoluções congressuais, e do diretório estadual. A demais, nenhum núcleo, ou setorial, ou outra instância partidária se mostrou, ou se mostra, discordar da resolução. Muito pelo contrário, se mostra completamente feliz e de acordo com o tirado. Então, acho complicado a construção simples da frase | Aos filiados foi vedada a participação em ambas as campanhas. |

Ainda mais q logo após essa frase, tem outra q dá a entender q o PSOL quer dar ORDENS a alguém. Oras, estamos sugerindo e se faz política é assim, apresentando alternativas, iniciativas.

Desculpa se incomodo alguém, mas ...
realmente esta carta está pra lá de complicada.

Agora vejo q a mesma resuscita a tese de governo em disputa, q existiu fortemente no inicio do 1º mandato de Lula. Vejo isso em:

" ... e “puxá-lo”, caso esteja do lado dos poderosos em alguns momentos, para o lado dos oprimidos. Vamos “puxá-lo” para que não escute somente a especulação imobiliária, para que respeite o direito das famílias atingidas pelos megaeventos, para que se posicione contra o empreguismo eleitoral, para que respeite o Plano Diretor, para que cumpra as demandas dos movimentos sociais e do povo fortalezense."

Isso é criar ILUSÃO, e confunfir !

Oras ! Lutar e arrancar vitórias, conseguimos em qq governo, até em um possível governo do Moroni !!


Sobre apoiar ou não um governo, ou candidat@, temos q ver hegemonicamene p/ qual lado ele tende. E o Elmano já deixou claro qual é o seu, afinal qual crítica CONCRETA, ou GESTO, ele tem feito no sentido q a carta coloca ?

Mas tem uma frase, q creio resumir a lógica da carta. Me refiro a:

" Viemos por meio dessa carta expressar nosso apoio à candidatura de Elmano de Freitas (PT) para prefeito de Fortaleza, (...) pela prática do lutar pelo possível. "

Isso é o possibilismo que o Plínio colova na eleição de 2010, e q acaba aprisionando o ser político a real potik, a q, aparentemente, é possível. Com isso, se prente a ORDEM BURGUESA, e não a insurgenência.

A CARTA, AO MEU VER, NÃO É NEM DE VOTO CRÍTICO !!

Portanto realmente é difícil dizer q essa carta esta no campo daqueles q compartilharam a idéia, gesto, prática da campanha q o Renato Roseno representou.

Quanto mais p/ o fim, PIOR/TOSTA fica a carta.

Essa é a pior:

" Anular voto pra nós é um retrocesso a esses homens e à História."

Pois conheço alguns q escreveram, e sei que estes já votaram NULO. Portanto APAGAM parte de sua própria história.

Daianne

#13 carta de apoio de alguns candidatos do Renato Roseno

2012-10-21 16:09

Achei uma falta de respeito e consideração, imenso... Sou totalmente contra essa carta de apoio "dos" eleitores do Roseno... Acho q vocês generalizaram e acabou "queimando" o filme do nosso candidato... Pois para alguns alienados, essa carta vai soar muito mal... Tenho aversão a atual gestão.. e desculpem-me a franqueza, achei q os escritores da mesma, foram muito pretensiosos.. Deveriam ter esclarecido um pouco melhor, pois os 150 mil votos foi uma resposta negativa para os candidatos do PT, PSB e companhia.. NÓS, que realmente somos CONTRA os respectivos candidatos do segundo turno,NÃO NOS SENTIMENTOS R-E-P-R-E-S-E-N-T-A-D-O-S, então, VOTAREMOS NULO. Seria interessante que suas vontades ficassem para si, pois essa carta foi infeliz...
Raphael

#14 Re: Re:

2012-10-21 17:39

#4: Alexandre - Re:

Só idiota vota em um cara que é filiado há 1 ano ao partido e é só um boneco nas mãos da prefeita mais incompetente e corrupta da história dessa cidade. Ela é do partido dos mensaleiros condenados e do presidente mais corrupto e corruptor da história do Brasil. O Roberto Cláudio é muitíssimo mais preparado que este Elmano, o advogado que não sabe falar o português. Nunca contrataria um advogado vagabundo desses, quanto mais elegê-lo prefeito da 5a maior cidade do Brasil. Seria um irresponsabilidade enorme.

PT = Partido dos Trambiqueiros

PT = Partido dos Traficantes

PT = Partido dos Totalitálios

Paulo Baptista

#15 Re: Re: Re:

2012-10-21 18:34

#14: Raphael - Re: Re:

Cid Gomes esteve envolvido em muitos mais escandalos do que a Luizianne, além de fazer um governo em prol dos ricos e contra o diálogo e os servidodes públicos, não é a toa que a grande maioria dos professores, policiais e bombeiros votarão no Elmano.

Roberto Claudio mais preparado? Discordo, nunca exerceu um cargo no poder administrativo e mesmo no legislativo tem 6 anos de experiencia, como presidente da assembleia que tanto falam ficou apenas 1 ano e meio. Elmano foi secretario de educação e está envolvido na prefeitura a mais tempo do que o Roberto Claudio tem de legistatura.

Ficar utilizando termos como "vagabundo" ou "partido dos traficantes" só desqualifica o que voce disse. Parece até que voce é eleitor do Roberto Claudio e ficou com raiva desta carta.

Carta alias, que sou contra. Embora seja fácil observar que a maioria dos eleitores do Roseno foi para o lado do Elmano, até por motivos historicos, afinal o PSOL veio do PT e seria muito dificil para todos votar em um candidato apoiado por Ciro, Cid, Eunicio e Moroni. Creio que essa carta não poderia e nem precisaria ser feita. Os eleitores do Roseno são esclarecidos o suficiente para decidir o seu voto de maneira independente. E qualquer um que votou no Roseno e agora optou pelo Roberto Claudio vai se sentir lesado, e com razão.

erivaldo

#16

2012-10-21 19:29

O voto nulo é favorável aos poderosos. Diga não ao
Império dos ferreira-gomes.
erivaldo
Alexandre Mourão

#18 Re: A verdade é essa!

2012-10-22 00:45

#17: Michel Lacerda - A verdade é essa!

A verdade Michael é que há um campo de disputa entre aqueles (majoritariamente até então) que querem Voto Nulo, e aqueles que, até agora minoritários, mas que crescem, que não se contentam em votar nulo e querem um voto crítico em Elmano.

Alexandre Mourão

#19 Re:

2012-10-22 00:46

#1: CRISTINA ROCHA -

Também concordo com você Cristina!

Arley Freitas de Salles

#20 Voto 13

2012-10-22 02:00

Contra a Oligarquia e a favor de um governo que mesmo com minhas críticas, terá como prioridade o povo que mais necessita do poder público. Vou votar 13 no Segundo Turno!!!

Convidado

#21 Re:

2012-10-22 05:04

#2: Gerardo -

Fica explícito aqui que só assina quem é eleitor do Roseno e apóia a decisão de votar em Elmano no segundo turno. Assim, se não apóia, sobe no muro ou pula. Quem vota em partido achando que são perfeitos, tá iludido... PSOL sendo um exemplo disso, como todo mundo já sabia, vide o que foi comentado na carta e a saída de Heloísa Helena do partido. O pessoal tem um ódio ao PT, desconhecendo o que prega o partido, os avanços que o Brasil teve sob seu governo e as contradições inerentes a qualquer partido político. Penso que o nulo é amarelar, cagar nas calças, fazer birra batendo o pé. O Roseno é melhor que o PSOL inteiro, todos sabem disso, mas o presente de Fortaleza é agora e não na próxima eleição. Capanga de coronel não rola mais, acordem!

Eliseu

#22

2012-10-22 08:14

Olha, essa "carta" é um desrespeito tão grande ao processo que o PSOL, o PCB e setores aliados, bravamente construíram na campanha do Renato Roseno que não sei por onde começar. Respeito muito a posição de quem quer que seja, eleitor do PSOL, de votar em quem quiser, mas não essa carta.

Não se trata de voto crítico, consigo imaginar o texto da carta sendo escrito por muitos setores que apoiaram "criticamente" a campanha do Elmano. Não é feita nenhuma caracterização "crítica" da escolha pelo Elmano, apenas da "não escolha" do Roberto Cláudio. Por que mesmo que não votaram no Elmano no começo do mês? O uso irresponsável do nome do PSOL, do Renato Roseno e dos "eleitores do Renato Roseno" beira (com muita bondade minha) o oportunismo. A "lembrança" das contradições do PSOL no segundo turno de Belém e Macapá, só confirma a sensação de que isso poderia ter sido divulgado antes do dia 7 de outubro, inclusive disputando eleitores do Renato. Nós, do PSOL do Ceará, nos opomos radicalmente às alianças nessas cidades, nos manifestando junto à direção do partido sobre isso. A campanha do Renato Roseno e o processo eleitoral que construímos junto ao PCB e apoiadores é fruto exatamente do rompimento radical com essa lógica.

Enfim... por um momento essa carta chega a me entristecer bastante. Quer dizer, mesmo com o grande resultado que obtivemos, a riqueza em todos os sentidos da campanha que construímos... ainda é possível a captura, o assujeitamento de nossas palavras e imagens a tudo aquilo que negamos. Mas quer saber? Foda-se (não acho que haja outra expressão pra esse sentimento). Aos petistas covardes que têm comentado, divulgado e assinado isso, aos equivocados criadores da carta, aos que não entenderam sobre o que era a nossa campanha... é agora, depois da campanha, que nós começamos a verdadeira política e vamos continuar nessa lida enquanto a história exigir. Aqui ninguém se rende.
Eliseu

#23

2012-10-22 08:17

Sâmara

#24 "A" verdade, "o" eleitor, "a" representação?

2012-10-22 14:22

Não existe uma única verdade, os eleitores são diversos e a representação nunca é total. Considero o voto nulo, neste contexto, uma irresponsabilidade. E acredito que aqueles que insistem neste posicionamento tomando por base esses aspectos, acabam por cair numa super idealização. Se irão insistir nesse "olhar", preparem-se para migrar de partido caso Renato venha a ser eleito, podendo, assim, exercer o poder porque, sem dúvidas, furos aparecerão. Sempre aparecem. Falhas, ao meu ver, não podem constituir motivo para se eximir ou deixar de construir junto. Optar é um ato de clareza e não exclui a criticidade.

Andréa

#25 Sobre coerência e responsabilidade

2012-10-22 17:46

Caro Eliseu, concordo inteiramente com você.
Quando o Psol prega voto nulo, declara oposição a ambos os candidatos, e sobretudo uma oposição que não se esgota com a votação na urna, pelo contrário, depois do dia 28 é que efetivamente começa. Nesse caso, não entendo mesmo como "isenção de responsabilidade", já que reconheço que meu exercício de cidadania não se reduz a apertar o botão da urna, e se estende para uma fiscalização do executivo, da forma como se apresentar. Minha responsabilidade é sobretudo com a coerência, e não consigo desconsiderar que ambos, PT e PSB, continuam alinhados, para além da conjuntura atual municipal. Inclusive com secretários petistas ainda na base governista. Isso pra mim é um indício maior do que simplesmente uma "contradição do partido", mas uma evidência de que os reais interesses de ambos não estão tão distantes assim. Considero que nenhum dos dois candidatos me representa, nem ao projeto de cidade que defenderia, e reconheço que ambos os projetos além de assemelhar-se, mantém-se inclusive pelos mesmos interesses financeiros (basta identificar os financiadores de ambos), o que também evidencia semelhanças nos métodos de gestão. Repito, o voto nulo não é uma atitude inconsequente e leviana, que se reduz a uma crítica irresponsável. É uma atitude legitima e coerente, e não tem nada a ver com "neutralidade", antes, muito pelo contrário, indica um posicionamento consciente, coerente e responsável. E acho simplista toda e qualquer atitude de desqualificação. Eu, particularmente, considero que irresponsabilidade é optar pelo "menos pior", insistindo em ignorar esse pacto de conivência mútua entre PT-PSB, tão bem justificado na palavra "alinhamento", que logo se mostrará forte novamente. Isso já nos custou muito. Essa atitude, na verdade, me parece contribuir muito mais para um "pacto de mediocridade". Mas compreendo quem assim opta, e respeito. Quanto a mim, afirmo: VOTO 50.

http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2012/10/20/noticiasjornalpolitica,2939986/entre-o-jogo-do-poder-e-o-teatro-da-politica.shtml#.UIQaGDFLqpU.facebook