Contra Central Única SAMU SC

O SAMU é um componente das redes macrorregionais de urgência que tem o objetivo  de atender qualquer situação de urgência dentro desta área e transportar os paciêntes graves entre os hospitais.

O conhecimento geográfico é essencial,em um estado com muitas regiões de interior que não constam em mapas e sistemas localização.

O Tecnico Auxiliar de Regulação Médica (TARM) e o Médico devem conhecer a rede regional para o eficiente encaminhamento das vítimas e pacientes.

Hoje o SAMU conta com 8 centrais e um número maior de profissionais, e ainda assim muitas vezes o cidadão aguarda para ser atendido, com a diminuição das linhas e profissionais a situação tende a piorar.

A proposta do governo é diminuir todas as centrais em uma única em Florianópolis com o objetivo de cortar recursos.

Contudo, os cortes de recursos serão insignificantes perto do prejuizo para a população.

 

* Linhas congestionadas(20 linhas para 295 municípios com 6.727.148 habitantes)

* Caso ocorra problema no sistema de telefonia, o estado inteiro ficará comprometido e não apenas uma mesoregiao.

* Dificuldade de contato com o Corpo de Bombeiros quando necessário apoio (vítimas de acidente encarceiradas, ambulancias em atendimento).

* Os funcionários da única central em Florianópolis não terão conhecimento geográfico de toda região de Santa Catarina, dificultando as informações do endereço para chegar  ao paciente.

* Índice de mortalidade poderá aumentar pela demora do tempo resposta.

 

De janeiro à abril de 2015 foram realizados mais de 100 mil atendimentos, cerca de 27.000 pessoas por mês.

No mesmo período foram atendidas mais de 322.000 ligações em toda Santa Catarina.

 

Querem piorar um serviço essencial que já não esta satisfatório por precariedade de estrutura e falta de programas de capacitação.

 

"SAMU, CADA MINUTO PODE FAZER A DIFERENÇA"

 

Obs: Necessário preencher RG para que a assinatura tenha validade.


Marília Fogaça    Contactar o autor da petição

Assine esta Petição

Preencha o formulário abaixo para assinar esta petição criada por Marília Fogaça. O autor da petição terá acesso a toda a informação que fornecer neste formulário.


OU

Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua assinatura. Para se assegurar de que recebe os nossos emails, por favor, adicione o info@peticao24.com à sua lista de contactos ou à lista de remetentes seguros.

Publicidade Paga

Anunciaremos esta petição a 3000 pessoas.

Facebook