Pela preservação do segmento de videolocadoras no Brasil

Contactar o autor da petição

Apagão dos sinais piratas começa pelo DTH

2014-02-03 12:20:15

O trabalho do Seta (Sindicato Nacional das Empresas Operadoras de Televisão por Assinatura e de Serviço de Acesso Condicionado), das operadoras de TV e dos fornecedores de tecnologia de acesso condicional no combate à pirataria chegou a uma nova etapa. Segundo o diretor do Seta Antonio Salles Neto, as pesquisas feitas pelo grupo antipirataria do sindicato e das operadoras levou as empresas de tecnologia a encontrar uma forma de colocar um bloqueio sobre a chave de abertura do sinal da programação de forma mais perene. Segundo ele, não se trata de uma solução que será quebrada pela indústria pirata "após algumas horas de trabalho".

O Seta anunciou nesta quinta, 30, que uma grande operadora cortou os sinais captados irregularmente em todo o Brasil nesta semana. Este noticiário apurou que a operadora de DTH cortou os sinais dos canais HD e de pay-per-view. O corte dos sinais SD deve vir numa próxima etapa, muito em breve. "Qualquer mudança tem que ser feita em etapas, para garantir a qualidade do serviço aos assinantes legítimos", destaca Salles Neto.

A expectativa é que as outras operadoras acompanhem a mudança tecnológica.

Fonte: Tela Viva (30/01/2014)


Núcleo das Videolocadoras da Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis

COMUNICADO (26/12/2013)

2013-12-26 17:15:55

Olá a todos!

Desculpem-nos pela demora em repassar-lhes o que foi tratado na reunião. Estava alinhando com a UBV alguns assuntos para poder repassar para todos.

Segue abaixo alguns itens que foram discutidos:

Problemas enfrentados pelas videolocadoras

1. Imagem: A imagem das videolocadoras como produto do passado; ultrapassadas; sem atrativos;

2. Redução de mercado: O declínio do rental atinge sem restrição tanto locadoras quanto distribuidoras;

3. Consumidores: Queda no número de clientes dentro das lojas;

4. Distribuição digital: mesmo com o recente crescimento, ainda não compensa as distribuidoras da queda de vendas nas mídias físicas, e a necessária compensação não está prevista no cenário nos próximos anos, portanto a manutenção do rental é também fundamental para as distribuidoras;

5. Pirataria: caixinhas de TV por assinatura piratas, invadindo os lares de todas as classes sociais;

6. Pontos fracos das locadoras: falta de produtos para atender a demanda e indisposição do consumidor para proceder à devolução de filmes;

7. Concorrência digital: Netflix, Now, Crackle, com presença constante na mídia, criando um fortalecimento de imagem para este tipo de plataforma, causando a percepção ao consumidor de que a locadora não é mais necessária;

8. Janelas, preços e campanhas de TV: por serem assuntos que dependem de inúmeros agentes e fatores, e não só dos presentes, os mesmos não entraram em discussão

Cenários

1 - Tanto videolocadoras como as distribuidoras estão sentindo a queda

2 - Nos proximos 3 anos teremos um incremento de lançamentos 3D, o que fará com que o consumidor volte a atenção para as videolocadoras

3 - a oferta de banda larga crescerá lentamente o que afetará o crescimento do ivod

4- O canal rental fisico mantem uma representatividade de 11% e é ainda muito importante para as distribuidoras apesar de terem que investir no digital e vod

Foco de ação para o futuro

Vale-cultura: A UBV irá verificar, junto ao Ministério da Cultura, os trâmites necessários para registro das locadoras para a troca de vales.

*  Pirataria digital: A partir de janeiro/2014, haverá melhor fiscalização sobre as caixas piratas de PPV, através do controle de sinais das TVs pagas (corte de sinais);

* 3D: Os produtos que, hoje, reconhecidamente são poucos, terão muito mais ofertas a partir de 2014, e isso fará muita diferença na percepção do consumidor que encontrará tecnologia de ponta nas locadoras, ao contrário das TVs pagas.

* Anúncios massivos nas redes sociais e internet, a análise de viabilidade deve ser feito tanto pelas distribuidoras quanto pelas locadoras e/ou, se possível, juntas;

* Games: A UBV intermediará os contatos iniciais entre as locadoras interessadas e as empresas de games;

* Projeto Alugue e Não Devolva:

Dois grandes problemas das videolocadoras é a devolução e não ter copias suficientes para atender a demanda . Este projeto consiste na compra de volumes expressivos de copias pelas videolocadoras , a um preço acessivel, para atender a demanda  e o cliente não precisasse devolver o filmes.

Marcos Scherer está disposto a desenvolver um projeto e posteriormente um plano piloto em uma cidade ou região, sobre uma possível mecânica de “alugue e não devolva”. Este projeto ja foi feito sem sucesso, pela Focus/Flashstar, no 2º semestre de 2009. O grande impasse ficou por conta da quantidade necessária para viabilizar tal comercialização e o posicionamento das locadoras em formar pool de compras, o que acabou por cancelar totalmente o negócio na ocasião.

* É importante também que as demais distribuidoras presentes ou não neste encontro desenvolvam projetos com esta mecânica.

Ações paralelas de apoio

A UBV continua em intenso trabalho no combate à pirataria através do seu posicionamento como Conselheira no CNCP do Ministério da Justiça e participa especialmente de um projeto, entre muitos outros, sobre “Acordo de Cooperação com Operadores de Pagamento Online”. O estudo, prevê criar uma regulamentação que impeça, ou pelo menos dificulte, as transações comerciais de produtos piratas, na internet, através das operadoras reconhecidas, o que causa erroneamente um aspecto de legalidade à comercialização de produtos piratas. Com este trabalho há também a expectativa de rastrear melhor os sites piratas e os anúncios legais, indevidamente, postados nos mesmos.

Florianópolis, 26 de dezembro de 2013.


Núcleo das Videolocadoras da Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis

COMUNICADO (09/12/2013)

2013-12-09 13:44:37

Olá a todos!

Fizemos, conforme anunciado anteriormente, a reunião com as distribuidoras e estamos preparando um informativo com a nossa pauta e os resultados dessa reuniao. Em breve passaremos para vocês.

Continuem apoiando esta iniciativa!

Florianópolis, 9 de dezembro de 2013.


Núcleo das Videolocadoras da Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis

COMUNICADO (02/12/2013)

2013-12-02 10:24:29

Prezados,

Mais uma vez queremos agradecer o apoio de todos que assinaram esta petição online. Pedimos que não deixem de divulgá-la para aumentarmos ainda mais a nossa força!

Informamos que dia 05/12/2013 estaremos reunidos com as distribuidoras para iniciarmos uma agenda positiva que venha a contribuir com a preservação do nosso segmento. Seremos os porta-vozes de todos que assinaram esta petição e temos a convicção de que só venceremos esta luta com atitudes positivas e legítimas de todos os envolvidos no segmento de home video.

Informamos também que já protocolamos agendamento de reunião com a Ministra da Cultura e tão logo tenhamos uma confirmação nós repassaremos a informação a vocês.

Temos certeza que todo este apoio recebido nas assinaturas e discussões será de fundamental importância para o sucesso da nossa luta.

Um abraço a todos.

Florianópolis, 2 de dezembro de 2013.


Núcleo das Videolocadoras da Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis

COMUNICADO

2013-11-27 15:49:15

Prezados,

Inicialmente, queremos registrar nosso imenso agradecimento ao apoio dado por cada assinante aos argumentos e propósitos desta petição online, bem como às discussões por ela provocadas. Este retorno, em tão breve espaço de tempo, vem superando totalmente as nossas melhores expectativas e isso anima e fortalece sobremaneira nosso intuito de lutar pela preservação do segmento das videolocadoras como verdadeiro canal de disseminação da cultura no Brasil. Muito, muito obrigado!

Dito isto, devemos também registrar que alguns assinantes nos alertaram do fato de que a página principal da petição online costuma vir acompanhada de banners de anúncios publicitários. Assim, em respeito aos assinantes desta petição e à legitimidade e seriedade de nossos propósitos, é importante salientar que o Núcleo das Videolocadoras da Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis não exerce qualquer ingerência quanto ao teor dos anúncios publicitários que aparecem neste site, cuja responsabilidade incumbe exclusivamente ao seu administrador.

Contamos com o apoio de vocês!

Florianópolis, 27 de novembro de 2013.

Núcleo das Videolocadoras da Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis



Partilhe esta petição

Ajude esta petição a obter mais assinaturas.

Como promover uma petição?

  • Partilhe a petição no seu mural do Facebook e nos grupos relacionados com o tema da sua petição.
  • Contacte os seus amigos
    1. Escreva uma mensagem a explicar o motivo pelo qual assinou esta petição, uma vez que é mais provável que as pessoas a assinem se entenderem o quanto o assunto é importante.
    2. Copie e cole o endereço da Web da petição na sua mensagem.
    3. Envie a mensagem por email, SMS, Facebook, WhatsApp, Twitter, Skype, Instagram e LinkedIn.